Holanda quer aumentar venda de produtos lácteos no Brasil



O Ministério da Agricultura recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva do ministério da Agricultura e Comércio Exterior da Holanda. A abertura do mercado brasileiro para produtos lácteos holandeses e o estabelecimento de requisitos sanitários específicos foram os temas abordados durante o encontro.

“Uma das prioridades do nosso governo é avançar no que diz respeito às questões de defesa agropecuária e sanidade, para incentivar o comércio internacional e aumentar o controle da nossa produção”, destaca o ministro Mendes Ribeiro Filho. Segundo ele, as negociações agrícolas internacionais são de extrema importância para o desenvolvimento econômico mundial e para uma produção agrícola segura e eficaz.

Quanto às questões sanitárias, o ministro da Holanda Henk Bleker informou que o objetivo do governo holandês é estar em plena conformidade com o regulamento brasileiro, para alcançar a abertura do mercado lácteo. Como sugestão, Henk Bleker sugeriu que seja realizada uma missão brasileira à Amsterdã para verificar como funciona o sistema de fiscalização e as unidades produtoras de leite, queijos e demais produtos lácteos. 

A Holanda é um país da Europa Ocidental. Os principais produtos produzidos são leite de vaca, batata e carne suína, bovina e de frango. É grande importador de cacau, soja, óleo de palma e soja. Nas exportações, é destaque no mercado de cigarro, queijo, carne bovina e cerveja.

Fonte:
Ministério da Agricultura



29/11/2011 20:13


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura reconhece sistema de inspeção de produtos lácteos do RS

Mercosul prorroga taxa comum de importação de produtos lácteos

Governo quer aumentar exportação de produtos brasileiros para China

Nova política industrial quer aumentar competitividade de produtos nacionais

Mantega nega que Brasil pretenda aumentar IPI para outros tipos de produtos

Brasil volta a ter superavit na venda de produtos ao exterior na 2ª semana do mês