Ministério da Agricultura reconhece sistema de inspeção de produtos lácteos do RS



Um laticínio do município de Erechim, na região noroeste do Rio Grande do Sul, poderá comercializar produtos lácteos fora do território em que está registrado. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A iniciativa padroniza os procedimentos de inspeção e fiscalização nas diferentes esferas governamentais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (4).

“Após auditorias, verificamos que as condições higienicossanitárias do estabelecimento estavam adequadas para garantir a qualidade dos produtos à população”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmon Costa. Com isso, a empresa do município gaúcho poderá ampliar as vendas para outros estados e países.

Para aderir ao sistema, é necessário que o município ou o estado interessado formalize o pedido no Ministério da Agricultura, que realizará análise documental e operacional para verificar como os serviços fiscalizam os estabelecimentos.

Além do município de Erechim, já aderiram ao Sisbi os estados da Bahia e Paraná e as cidades de Santa Cruz do Sul, Rosário do Sul (RS) e Uberlândia (MG). Até o momento, 45 municípios, 13 estados e o Distrito Federal solicitaram a adesão, que está em avaliação pelo Ministério da Agricultura.


Fonte:
Ministério da Agricultura



05/01/2011 16:00


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul adere ao sistema federal de inspeção de produtos de origem animal

Sistema federal de inspeção de produtos de origem animal cresce com a adesão de SC

Portaria reconhece serviço de inspeção de Glorinha (RS)

Holanda quer aumentar venda de produtos lácteos no Brasil

Mercosul prorroga taxa comum de importação de produtos lácteos

Ministério da Agricultura padroniza 7,3 mil toneladas de produtos em 2010