HOLLANDA DEFENDE PROGRAMA DE APOIO À FRUTICULTURA NO NORDESTE
O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) pediu hoje (dia 30) a colaboração do setor privado ao programa do Ministério da Agricultura de apoio à fruticultura irrigada no Nordeste. De acordo com o senador, o projeto deve gerar 300 mil empregos por ano, reduzindo de forma significativa o fluxo migratório em direção aos grandes centros urbanos, além de incentivar a exportação de frutas.
Ele disse que o programa implantará, num sistema de consórcio com a iniciativa privada, de 100 mila 150 mil hectares de área irrigada por ano, destinados ao plantio de frutas e hortaliças. "O programa mobiliza forças e catalisa iniciativas em conjunto com parceiros nacionais e estrangeiros, deixando para trás um modelo de gestão centralizada e de assistencialismo governamental típico das políticas de desenvolvimento que buscaram integrar o Nordeste à porção mais próspera do país", afirmou.
Na opinião de Joel de Hollanda, o Brasil tem apresentado uma participação ainda modesta na comercialização de frutas para o exterior. Em 1994, as exportações de frutas do país somaram pouco mais de 1 bilhão de dólares, enquanto o Chile, com apenas 220 mil hectares irrigados, alcançou, em 1995, 1 bilhão e 400 mil dólares com venda externa de frutas.
O senador observou que o Nordeste apresenta uma área potencialmente irrigável, sem necessidade de grandes obras de infra-estrutura hidráulica. "A conjunção correta dos fatores solo-água-planta-clima, num contexto de uso intensivo e racional de tecnologias no processo produtivo, levará o nordeste a uma produtividade de frutas e hortaliças jamais alcançada".
Além disso, o senador destacou que o Programa do Ministério da Agricultura não se descuidou do fator qualidade do produto. De acordo com Hollanda, estão previstos procedimentos fitossanitários rigorosos para que as frutas produzidas no Brasil não sofram restrições de entrada em certos países, e obedeçam com rigor aos limites estabelecidos em relação aos resíduos de agrotóxicos.
30/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
HOLLANDA DESTACA APOIO DE MACIEL EM DEFESA DO NORDESTE
JOEL DE HOLLANDA DEFENDE INTEGRAÇÃO HIDROFERROVIÁRIA PARA O NORDESTE
HOLLANDA DEFENDE FORTALECIMENTO DA POLÍTICA DE INCENTIVOS FISCAIS NO NORDESTE
HOLLANDA DEFENDE PROGRAMA QUE SUBSIDIA PRODUTORES NORDESTINOS DE CANA-DE-AÇÚCAR
Banco do Nordeste investiu R$ 240 milhões em fruticultura na Região
Assembléia garante apoio à fruticultura gaúcha