HOLLANDA DESTACA PONTOS POSITIVOS NO BANCO DO NORDESTE
O senador Joel de Hollanda (PFL-PE) destacou hoje (dia 9) a atuação do Banco do Nordeste como fomentador do desenvolvimento econômico e social da região. A seu ver, "são raríssimos os agentes de desenvolvimento e as empresas que, perseguindo novos patamares de competitividade e eficiência, ainda contribuem para fortalecer uma política de desenvolvimento, em consonância com os propósitos mais altos da nação".
Segundo o senador, o Banco do Nordeste, em 1996, alcançou o lucro líquido de R$42,4 milhões, injetou RS2,5 bilhões na economia nordestina, gerando 570 mil novos empregos, e elevando sua participação média, no sistema financeiro regional, de 43% para 55,6%. Além disso, no mesmo ano, foi o líder do ranking da Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban) na concessão do crédito rural, dando prioridade ao setor primário, aos pequenos produtores e às cooperativas.
Joel de Hollanda ressaltou a implementação do Programa Agentes de Desenvolvimento, que surgiu da constatação de que "o crédito nem sempre resolve as dificuldades típicas do subdesenvolvimento". De acordo com ele, o Banco detectou que, além de oferecer crédito, precisava proporcionar orientação gerencial e tecnológica que permitisse aos produtores escolher corretamente o que produzir, como fazê-lo, em que quantidades e para qual mercado.
O senador também destacou o Programa de Geração de Emprego e Renda, o Proger, administrado pela instituição, que permitiu a criação de 17.735 novos empregos. Segundo Hollanda, o crescimento da economia nordestina, no periodo de 1960 a 1995, teve uma taxa anual de 6,2%, ultrapassando a média brasileira de 5,3%.
Em aparte, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) afirmou que o Banco do Nordeste nunca esteve presente nas manchetes dos jornais envolvido em escândalos e negociatas. "Quanto mais o Governo Federal apoiar o Banco do Nordeste, como seu maior controlador, mais ele terá retorno, porque é uma instituição eficiente e séria".
09/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Rita destaca pontos positivos da MP 620, da qual foi relatora
Marisa Serrano destaca pontos positivos e negativos da CPI dos Cartões
HOLLANDA APLAUDE EMPRÉSTIMO SIMPLIFICADO DO BANCO DO NORDESTE
HOLLANDA DESTACA APOIO DE MACIEL EM DEFESA DO NORDESTE
Moreira Mendes vê pontos positivos e negativos na MP
José Gomes diz que os pontos positivos devem ser reconhecidos