Hospitais militares ainda atendem nas regiões das enchentes



Continua intenso o movimento de pacientes nos hospitais de campanha do Exército e da Aeronáutica e em postos instalados em municípios de Alagoas e de Pernambuco afetados pelas fortes enchentes de junho. 


O número de atendimentos até a última segunda-feira (12) já totalizava 16.061, nos cinco grupos de médicos e profissionais de saúde militares instalados na região. A maior parte dos problemas são gerados pelas péssimas condições sanitárias das cidades, mesmo passado quase um mês da tragédia. Em muitos municípios ainda não se conseguiu retirar toda a lama e lixo das ruas, nem se restabeleceu plenamente o abastecimento de água potável, devido à destruição de muitas tubulações.


De acordo com o comandante do Hospital da Campanha (HCamp ) da Força Aérea Brasileira, instalado em Barreiros (PE), Major Médico Roberto Tury, as principais doenças na cidade são as gastroenterites, vômito, náuseas, diarréia, e as doenças respiratórias. 


Os problemas de infra-estrutura também criaram desafios adicionais para os profissionais de saúde. Em Barreiros, só recentemente foi restabelecida a rede de energia elétrica, também destruída pelas águas.


Dos atendimentos em Hospitais de Campanha e estruturas similares, 13.771 foram contabilizados em Pernambuco e 2.290 Alagoas. A Força Aérea Brasileira atendeu 8.651 pacientes, em Barreiros (PE) e o Exército 7.410. 


Ainda estão desabrigadas 44.426 pessoas, 26.618 em Alagoas e 17.808 em Pernambuco, 57 mortos, 37 em Alagoas e 20 em Pernambuco e 69 desaparecidos, todos em Alagoas.


No total, foram atingidos 95 municípios, 28 em AL e 67 em Pernambuco. Embora Alagoas tenha tido menor número de cidades afetadas, é o estado que permanece com maior número de municípios com calamidade pública declarada.


Fonte:
Ministério da Defesa



20/07/2010 01:23


Artigos Relacionados


Caminhão móvel e agências da Caixa atendem vítimas de enchentes em Santa Catarina

Senado decide se hospitais universitários atendem pacientes pagantes

DPVAT poderá financiar hospitais que atendem vítimas de acidentes de trânsito

Militares da Marinha em Nova Friburgo (RJ) atendem mais 1400 vítimas em cinco dias

Fundo Clima irá priorizar regiões de deslizamento de terra e enchentes

Militares iniciam ajuda à população amazônica vítima de enchentes