Hospitais podem ser obrigados a emitir declaração neonatal



Hospitais e maternidades poderão ser obrigados a emitir, imediatamente após os nascimentos, declaração neonatal com as impressões das papilas digitais da mãe e do bebê, documento que será imprescindível no registro de nascimento da criança. Projeto nesse sentido será votado nesta terça-feira (5) pelo Senado.

De iniciativa da senadora Marina Silva (PT-AC), que o apresentou com o objetivo de reduzir o número de crianças perdidas ou seqüestradas, o projeto será examinado nos termos de substitutivo votado pela Câmara, que acrescentou mais exigências ao texto.

No substitutivo, é exigido que a declaração neonatal tenha todos os dados necessários à identificação da criança, como o nome do recém-nascido, nome dos pais, tipo e fator sangüíneos, data, hora e local de nascimento, nome do hospital e assinatura do diretor do estabelecimento. Ainda de acordo com o substitutivo, o diretor responderá criminalmente pela veracidade da declaração.

Quando apresentou o projeto, Marina Silva argumentou que a identificação das papilas digitais é universalmente aceita, não havendo casos de repetição sequer entre gêmeos univitelinos. Ela observou que as impressões dos pés dos recém-nascidos são colhidas em muitos hospitais brasileiros, mas não em todos, embora seja significativa como forma de vincular a criança a sua mãe e impedir trocas.

Também nesta terça, o Senado vota projeto que reduz a zero as alíquotas das contribuições para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público o (Pasep) e para a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), incidentes sobre a receita bruta decorrente da venda de gás natural canalizado, destinado à produção de energia elétrica.

Vota também projeto de resolução que autoriza o governo de Goiás a contratar crédito externo, com garantia da União, de US$ 65 milhões, junto ao Banco de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A autorização para o empréstimo tem parecer favorável do senador Pedro Piva (PSDB-SP).

05/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hospitais podem ser obrigados a dar assistência odontológica a pacientes internados

Hospitais podem ser obrigados a notificar casos de violência contra idosos

HOSPITAIS PODERÃO SER OBRIGADOS A MANTER PRONTUÁRIOS DOS PACIENTES

Planos de saúde serão obrigados a divulgar lista de hospitais credenciados na internet

Cartórios paranaenses já podem emitir certidões pela internet

Estrangeiros podem emitir visto simplificado para trabalhar no Brasil