Hugo Hoyama estreia como treinador em Jogos Sul-Americanos



É só ele aparecer no hall do hotel em que a delegação brasileira está hospedada em Santiago, no Chile, que logo aparecem vários atletas da nova geração para pedir uma foto como recordação. A celebridade entre os atletas brasileiros não é um esportista no auge da carreira, mas sim um técnico. Depois de 26 anos dedicados ao esporte, o mesatenista Hugo Hoyama volta aos Jogos Sul-Americanos, agora estreando nos bastidores de uma grande competição multiesportiva. Hoyama é o treinador da seleção feminina de tênis de mesa que inicia nesta terça-feira (11) as partidas em Santiago, no Chile.

Hoyama assumiu o comando da equipe nacional desde janeiro de 2013. Já orientou as atletas brasileiras no Campeonato Latino Americano e no Mundial, mas até agora não tinha vivido uma experiência como a dos Jogos Sul-americanos, voltando a sentir o espírito olímpico dos bastidores de uma competição multiesportiva.

“Fico feliz pelo reconhecimento do meu trabalho durante os anos jogando pela seleção. Esse reconhecimento é importante e, mesmo não estando na mesa, a responsabilidade é a mesma. A vontade de vencer pelo o Brasil é a mesma”, disse.

O técnico espera que a experiência e a referência que se tornou no esporte possam ajudar as atletas brasileiras. “É muito diferente e muito gostoso participar de uma competição como essa. Espero poder ajudar as jogadoras brasileiras com a minha experiência. Quero passar para elas as vitórias e conquistas que tive no esporte. Assim, espero que elas possam no feminino conquistar uma medalha de ouro inédita no ano que vem durante os Jogos Pan-Americanos, no Canadá”, revelou. Com dez medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze conquistadas, os Jogos Pan-Americanos são especiais para o mesatenista.

A seleção feminina brasileira de tênis de mesa disputa os Jogos Sul-Americanos com uma equipe renovada, formada por Caroline kumahara, Jessica Yamada e a Lin Gui. Todas as atletas recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

A delegação vai enfrentar adversárias fortes nos Sul-Americanos, como as atletas da Colômbia e as donas da casa, que terão uma motivação extra das arquibancadas. “Eu vou colocar na cabeça das atletas uma motivação extra, assim como as chilenas, para poder levar o título”, frisou Hoyama. As provas do tênis de mesa vão até o dia 16 de março.

Fonte:
Ministério do Esporte



11/03/2014 15:45


Artigos Relacionados


Hugo Hoyama assume comando da seleção de tênis de mesa

Bolsistas Pódio apontam Jogos Sul-Americanos como estratégicos

Torcida dourada nos Jogos Sul-Americanos

Bolsistas brilham nos Jogos Sul-Americanos

Fabiana Murer é ouro nos Jogos Sul-Americanos

Esgrima do Brasil brilha nos Jogos Sul-Americanos