HUGO NAPOLEÃO HOMENAGEIA JORNALISTA CARLOS CASTELLO BRANCO



O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) homenageou em plenário, nesta quarta-feira (dia 14), o jornalista político e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Castello Branco, falecido em 1993. Ele recordou a trajetória de Castellinho, como era carinhosamente chamado, desde sua infância em Teresina (PI), onde cursou o primário no grupo escolar Teodoro Pacheco, à posição de jornalista político mais respeitado do país.
- Castello era um sábio - afirmou Napoleão, lembrando ainda as diversas homenagens que o jornalista recebeu em vida, como a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, concedida pelo governo daquele estado, e a Ordem Nacional das Comunicações, outorgada pelo ministério das Comunicações.
Hugo Napoleão classificou de indispensável a leitura da "Coluna do Castello", escrita pelo jornalista e publicada inicialmente na "Tribuna da Imprensa", e por fim no "Jornal do Brasil".
- Todos nós, políticos, tínhamos que ler, obrigatoriamente, a coluna escrita por Castellinho. Havia uma verdadeira romaria de políticos à sua sala, aqui no centro de Brasília, para "saber das coisas", pois ele nos ensinava - disse Napoleão, mencionando ainda a ocasião em que, mesmo sendo ministro das Comunicações e presidente licenciado do PFL, soube de fatos referentes ao seu próprio partido a partir de uma conversa com o jornalista, que, de acordo com o senador, tinha plena noção de qual era a ótica do governo, da oposição, dos partidos e da sociedade.
Apesar de gozar do mais amplo respeito de todas as tendências políticas, o jornalista não escapou ao dissabor de ver seus artigos terem a publicação impedida, durante os momentos mais duros do período autoritário, lembrou o senador.
Napoleão recordou também amizade do jornalista com escritores e intelectuais, assim como sua simplicidade e o amor pela cidade de Teresina, mencionando um artigo escrito em 1993 pela jornalista Teresa Cardoso, segundo o qual, Castellinho era "o mais simples dos piauienses".
Emocionado, o senador falou ainda do período em que esteve hospitalizado na cidade de Houston, no Texas (EUA), quando Carlos Castello Branco e sua esposa Elvia o visitaram continuamente, até sua plena recuperação.

14/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança livro Carlos Castello Branco - O Jornalista do Brasil

SENADO HOMENAGEIA CARLOS CASTELLO BRANCO

FRANCELINO RELEMBRA CONVIVÊNCIA COM CARLOS CASTELLO BRANCO

SENADO REVERENCIA MEMÓRIA DE CARLOS CASTELLO BRANCO

Livro sobre Carlos Castello Branco será lançado nesta quarta no Senado

Tuma homenageia o jornalista Evandro Carlos Andrade