Senado lança livro Carlos Castello Branco - O Jornalista do Brasil



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) afirmou, por ocasião do lançamento do livro Carlos Castello Branco - O Jornalista do Brasil, na Biblioteca Luiz Viana Filho, nesta quarta-feira (9), que o Senado quis fazer uma homenagem ao jornalista e aos políticos ao editar o livro. Isso porque a Coluna do Castello, assinada pelo jornalista por mais de 20 anos no Jornal do Brasil, orientou, segundo ele, a vida política do país.

- Estamos registrando aí coisas que não saíam na Coluna do Castello - afirmou Adelmir Santana, em referência à censura no período da ditadura militar no Brasil.

Já o cineasta e professor de cinema da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Jorge, afirmou que "Castelinho tinha na cabeça histórias que o Brasil desconhecia". Isso, segundo ele, foi o que motivou a filmagem da série de entrevistas de Castelinho com o jornalista Carlos Chagas, também professor da Faculdade de Jornalismo da UnB. Foi um ano defilmagens, guardadas por 15 anos, e que resultaram no livro, lançado agora.

-O livro vai encontrar o Castelinho convivendo com a ditadura, sendo ele o porta-voz da liberdade de pensamento - disse Pedro Jorge, ao resumir os tópicos tratados pelo livro que, aborda ainda a trajetória de vida do jornalista do Piauí, passando por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Carlos Chagas recordou uma ocasião em que o então presidente Castello Branco teria feito uma brincadeira com o jornalista homônimo sobre uma notícia publicada em um jornal uruguaio, que colocava Castelinho como filho do presidente. Em tom sério, relata Carlos Chagas, Castelinho disse ao marechal presidente que o jornal estrangeiro o qualificara como "o maior colunista do Brasil, filho do ditador de plantão".

O senador peemedebista Pedro Simon (RS), que pretende ler o livro até a madrugada desta quinta-feira (10) afirmou que não poderia haver melhor parceria que a dos jornalistas Carlos Castello Branco, então no JB, e Carlos Chagas, então no O Estado de S. Paulo, ambos capazes de "furar o cerco da ditadura".



09/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livro sobre Carlos Castello Branco será lançado nesta quarta no Senado

HUGO NAPOLEÃO HOMENAGEIA JORNALISTA CARLOS CASTELLO BRANCO

SENADO HOMENAGEIA CARLOS CASTELLO BRANCO

SENADO REVERENCIA MEMÓRIA DE CARLOS CASTELLO BRANCO

FRANCELINO RELEMBRA CONVIVÊNCIA COM CARLOS CASTELLO BRANCO

Jornalista lança livro sobre mídias do Senado