Humberto Costa acusa oposição de prejulgar Palocci e reafirma posição do PT contra CPI




O líder do PT, senador Humberto Costa (PE) manifestou em Plenário, nesta terça-feira (24), a posição contrária de seu partido quanto ao objetivo da oposição de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar crescimento patrimonial do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

Na avaliação de Humberto Costa, a criação de uma CPI no Congresso não seria necessária, uma vez que a Procuradoria-Geral da República já acatou representação protocolada pelo líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), e iniciou investigação sobre o caso.

- Já há em andamento um processo [na Procuradoria-Geral da República], iniciado pela própria oposição, que permitirá ao ministro Antonio Palocci explicar com todas as letras, com toda a transparência, as insinuações que lhes são feitas em relação a matérias publicadas em diversos órgãos nacionais de imprensa - disse.

Lembrando que apenas "insinuações" foram feitas em relação ao crescimento do patrimônio do ministro, sem a apresentação de provas cabais, Humberto Costa acusou a oposição de prejulgar Palocci.

- O governo não tem, nem nós, interesse de acobertar o errado, mas não podemos também estabelecer um prejulgamento quando, de concreto, não temos questões relevantes - afirmou.

Afastamento temporário

Humberto Costa rebateu também afirmação do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), proferida hoje na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de que os governos no Brasil teriam a prática de sempre afastar temporariamente seus integrantes nos casos da ocorrência de denúncias. Segundo Humberto Costa, somente durante a presidência de Itamar Franco, hoje senador pelo PPS, teria ocorrido tal prática.

Em resposta, utilizando o artigo 14, Alvaro Dias disse que sua afirmação se referiu a todos os "governos rigorosos", e não a todos os governos brasileiros. Mário Couto também respondeu a Humberto Costa criticando a falta de punição para políticos do PT envolvidos em casos de corrupção.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa acusa oposição de fazer da Petrobras um palanque para atingir o PT

Humberto Costa diz que governistas vão endurecer contra oposição

Humberto Costa: atividade de consultoria de Palocci é regular

Humberto Costa: Dilma teve posição firme na Assembléia da ONU

Humberto Costa destaca posição favorável dos brasileiros à reforma política

Humberto Costa rebate críticas da oposição ao programa Bolsa Família