Humberto Costa apoia financiamento misto de campanhas eleitorais



Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o Congresso Nacional deveria abraçar integralmente a proposta do Movimento contra a Corrupção, capitaneado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras entidades, que propõe a adoção de financiamento misto de campanhas eleitorais.

- Não adianta fazer discurso de perfumaria, se deve ou não manter coligação proporcional, ter um ou dois suplentes para senadores, sem que se debata o tema do financiamento das campanhas eleitorais – afirmou.

Humberto Costa lembrou que o PT tem uma posição histórica em defesa do financiamento público das campanhas, por entender que esse modelo permite a igualdade entre os candidatos. Ele observou, porém, que o partido precisa compreender que nem sempre aquilo que é a melhor alternativa é o que é possível.

Com o modelo proposto pelo Movimento contra a Corrupção, que mantém uma parte do financiamento público,  como ocorre hoje, além da participação apenas de pessoas físicas no financiamento privado, haveria redução de custos e maior transparência, disse o senador.

Humberto Costa disse ainda que o PT, em vez de se apegar de forma absoluta à idéia do voto proporcional com lista fechada, poderia abraçar outra proposta do movimento, que defende um sistema misto com voto na legenda, com direito de escolher um candidato em eleição de dois turnos.

Humberto também defendeu a extinção do voto secreto no Parlamento, afirmando que a instituição precisa dar resposta às demandas da sociedade por transparência. Ele disse que reservaria o voto secreto apenas para duas situações: eleição, escolha e indicação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República.



16/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APRECIA FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

CCJ APRECIA FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS

Sepúlveda defende financiamento público de campanhas eleitorais

Quintanilha defende financiamento público das campanhas eleitorais

CCJ rejeita financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais

JEFFERSON DEFENDE O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS ELEITORAIS