Humberto Costa defende Programa Mais Médicos



O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu, nesta terça-feira (29), o programa do governo federal Mais Médicos e disse acreditar que o programa vai melhorar a qualidade do atendimento à saúde da população e garantir acesso ao sistema de saúde a milhões de brasileiros que hoje veem o médico de maneira esporádica.

O senador disse que acompanhou, neste final de semana, a chegada de 151 médicos estrangeiros à cidade de Recife (PE) e explicou que esses profissionais fazem parte de um grupo de 2.167 médicos que, a partir da próxima segunda-feira (4), vão começar a atender milhões brasileiros no interior e nas periferias das grandes cidades.

- Onze aeronaves transportaram, desde domingo – e complementarão esse trabalho até o dia de hoje –, mais de 2.100 médicos para as capitais do nosso país. Com esse novo contingente de profissionais, chega aos 13 milhões o número de brasileiros cobertos pelo programa Mais Médicos – comemorou.

Humberto Costa explicou que os médicos vão realizar ações de prevenção, de orientação e de acompanhamento com o único objetivo de promover a saúde da população. O senador lembrou que, antes de começarem a trabalhar, esses profissionais passaram, durante três semanas, por um módulo de acolhimento e avaliação, preparação considerada pelo senador fundamental para adequar os estrangeiros à realidade brasileira.

- Essa preparação é fundamental para que esses profissionais saibam para onde eles podem referenciar pacientes cujos problemas eles não têm condições de resolver naquele momento, saibam como funciona o Samu, as centrais de regulação, fazendo com que possam encaminhar devidamente aqueles pacientes que necessitem de atendimento especializado – explicou.

O senador defendeu mudança realizada pelo deputado Rogério Carvalho (PT-SE), relator da medida provisória que institui o programa (MP 621/2013), que alterou a forma de registro dos médicos vindos do exterior.

O texto original da MP estabelece que o registro provisório seja feito pelos Conselhos Regionais de Medicina. O relator passou essa incumbência para o Ministério da Saúde.

- Assim, nenhum deles precisará ficar à espera de uma definição dos Conselhos Regionais de Medicina. Nós, com essas autorizações provisórias, já temos 680 médicos a mais em condições de trabalhar, entre eles 196 que estavam aguardando a emissão de documentos pelos Conselhos Regionais de Medicina – explicou Humberto Costa.

O senador acrescentou que todos os médicos estrangeiros estão aptos, tecnicamente, a cumprir suas missões e observou que esses profissionais são homens e mulheres com uma formação humanista sólida e que estão chegando com uma forte disposição para trabalhar.

- Apenas durante o mês de setembro, foram 320 mil consultas realizadas a mais por esse programa – comemorou.



29/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mais Médicos é um sucesso apesar das desistências, diz Humberto Costa

Humberto Costa defende vinda de médicos estrangeiros para garantir assistência médica

Humberto Costa condena “preconceito, xenofobia e racismo” contra médicos cubanos

Humberto Costa: vinda de médicos estrangeiros não pode ser vista como tabu

Humberto Costa propõe serviço civil obrigatório para levar médicos ao interior do país

Ana Rita defende Programa Mais Médicos