Humberto Costa destaca matérias aprovadas pelo Senado em 2011




Em balanço do seu primeiro ano de mandato como senador, o ex-ministro da Saúde do governo Lula e atual líder do PT e do bloco de apoio ao governo, Humberto Costa (PE) destacou em Plenário, nesta quarta-feira (21), entre as realizações de 2011 o projeto de lei que reajustou o salário mínimo em 14,26% em 2012.

- Foi um compromisso assumido pelo ex-presidente Lula, e agora pela presidente Dilma, de maior inclusão social e melhoria das condições de vida dos brasileiros - aplaudiu.

Outra conquista importante neste ano, para o senador, foi a aprovação do substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao projeto 448/11, do senador Wellington Dias (PT-PI), que redistribui os royalties provenientes da exploração de petróleo. Na sua avaliação, a nova distribuição de royalties garantirá o desenvolvimento do Nordeste e de Pernambuco, em particular.

Humberto Costa mencionou também projetos aprovados na área da saúde. Ele presidiu a Subcomissão de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, subordinada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). E exaltou o projeto (PLS 121/2007 - Complementar) que regulamenta da Emenda 29, estabelecendo percentuais mínimos de contribuição destinados à saúde pela União, estados e municípios. A subcomissão, informou, tratou, além do financiamento à área, de temas como saúde suplementar e a situação dos agentes de saúde e endemias.

Das 56 propostas, entre projetos de lei e propostas de emenda à Constituição (PECs) apresentados por ele, Humberto Costa mencionou o (PLS 174/2011), que institui a Lei de Responsabilidade Sanitária; o PLS 507/2011, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, para estabelecer prioridade absoluta no julgamento dos crimes envolvendo violência sexual contra crianças ou adolescentes; o PLS 366/2011, que proíbe as unidades de saúde pública de privilegiarem os usuários de planos de saúde no atendimento e na reserva de leitos; e ainda o PLS 508/2011, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, entre outros.



21/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco regulatório do pré-sal destaca-se entre principais matérias aprovadas pelo Senado

Humberto Costa destaca matérias da imprensa americana que apontam protagonismo de Dilma

Matérias aprovadas pelo Senado abrangem diversas áreas de interesse

Humberto Costa destaca os 32 anos de criação do PT

Humberto Costa destaca importância da Copa do Mundo

Humberto Costa destaca avanços na saúde no Brasil