Humberto Costa destaca os 32 anos de criação do PT




O senador Humberto Costa (PT-PE) celebrou em Plenário, nesta sexta-feira (10), o aniversário de 32 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). Como registrado pelo senador, o manifesto pela criação da legenda foi lançado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, na capital paulista, ainda durante a ditadura militar, com assinaturas de militantes políticos, sindicalistas, operários e personalidades da vida pública nacional.

- Hoje, 32 anos depois, o país mudou. E o Partido dos Trabalhadores é um dos artífices dessa mudança e experiência. Somos um partido de massa, com mais de um milhão e 300 mil filiados, que ajudou a transformar o Brasil - avaliou.

Humberto Costa disse que o PT provou que é possível governar, de municípios ao governo da República, olhando para a maioria do povo, com inclusão social e resgate da dignidade dos cidadãos. Destacou a ampliação dos níveis de emprego, com uma economia robusta e que garante novo espaço ao país no mundo.

- Em apenas nove anos, desde a eleição do presidente Lula até a chegada da presidenta Dilma Rousseff, a primeira mulher a chegar á chefia do Estado Brasileiro, o PT foi um dos pilares da força popular que promoveu essas mudanças significativas - disse.

Humberto Costa afirmou que antes a economia patinava, enquanto a fome era "uma chaga que envergonhava a todos". Disse que o acesso ao trabalho e à renda melhorou muito. Salientou que 28 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 36 milhões entraram na classe média.

- Temos que continuar avançando, incluindo mais brasileiros à cidadania. Por isso, é bom celebrarmos esses 32 anos - afirmou.

O senador relembrou ainda sua própria trajetória no partido, desde o Movimento Pró-PT. Destacou viagens com companheiros, por todo o interior de Pernambuco, inclusive em feriados importantes, na busca de filiações para consolidar legalmente a legenda. Conforme disse, muitas vezes chegavam a dormir dentro de carros, acostados em canaviais, por falta de dinheiro para pagar hotel.

- Mas tivemos oportunidade de ver este partido crescer, ser construído, e com ele crescermos também - salientou, destacando os diversos cargos legislativos e funções executivas que teve oportunidade de ocupar, inclusive o de ministro da Saúde e o atual, o de senador.



10/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa defende criação de Lei de Responsabilidade Sanitária

Humberto Costa destaca importância da Copa do Mundo

Humberto Costa destaca avanços na saúde no Brasil

Humberto Costa destaca prisão de assassino em Recife

Humberto Costa destaca investimentos do governo em segurança pública

País avança no controle da hipertensão, destaca Humberto Costa