Humberto Costa pede adesão de prefeituras ao programa Brasil Sem Miséria




O senador Humberto Costa comentou nesta terça-feira (14) o programa Brasil Sem Miséria, lançado no último dia 2, e apelou para que as prefeituras participem da iniciativa. Segundo o senador, os prefeitos devem "estar atentos" a todas as formas de se integrar ao programa, para levar aos pobres as oportunidades criadas.

- Erradicar a miséria é um compromisso do governo Dilma, mas também deve ser um compromisso de estados e municípios e, sobretudo, de cada um de nós. A parceria é a chave para o sucesso dessa empreitada.

Humberto Costa destacou que o programa do governo federal tem objetivos amplos e estratégias inovadoras para lidar com o problema da miséria. Além de garantir renda a todos os brasileiros, explicou o senador, o Brasil Sem Miséria visa a ampliar o acesso a serviços públicos e promover ações de inclusão produtiva.

Para subsidiar a iniciativa, acrescentou Humberto Costa, estão sendo elaborados três grandes mapas: o da pobreza; o de oportunidades; e o de carências e de ofertas de serviços públicos. O parlamentar observou que, pelo novo programa, "em vez de esperar que os pobres corram atrás do Estado, o Estado é que vai buscá-los onde estiverem".

Humberto Costa também lembrou que, apesar dos avanços nos últimos anos, o Brasil ainda tem 16 milhões de pessoas em condição de extrema pobreza, das quais 9,6 milhões concentradas na região Nordeste.

- Acabar com a miséria é talvez um dos maiores desafios que se pode assumir num país como o Brasil, historicamente marcado pela desigualdade social e culturalmente forjado com base em teorias fatalistas criadas para legitimar e perpetuar a dominação dos pobres pelos ricos - disse o senador.



14/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Humberto Costa comemora adesão de Pernambuco a programa federal de combate ao ‘crack’

Humberto Costa destaca ações de saúde do programa Brasil Carinhoso

Humberto Costa elogia 'convívio republicano' no combate à miséria

Humberto Costa pede reflexão sobre problemas da área da saúde no Brasil

Parcerias com prefeituras reforçam resultados do Plano Brasil Sem Miséria

Humberto Costa defende Programa Mais Médicos