Ibama e Porto de Paranaguá assinam acordo para regularização ambiental



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu mais 30 dias para que a administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) comece a apresentar os estudos ambientais para regularização ambiental dos terminais que, no começo de julho, foram fechados pelo órgão ambiental e reabertos por decisão judicial.

 

Em acordo assinado na quinta-feira (29), o órgão estadual que administra os portos se comprometeu a entregar o Plano de Emergência Individual em 30 dias, o Relatório de Controle Ambiental e o Plano de Controle Ambiental em 90 dias, e a Avaliação Ambiental Integrada em 18 meses. A licença de operação para os portos só será concedida se a Appa cumprir os prazos e as condições do acordo.

 

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente do Ibama, Abelardo Bayma, e o superintendente da Appa, Mário Lobo Filho.

 

No dia 8 de julho, o Ibama fechou o Porto de Paranaguá, o segundo maior do País, por “flagrante descumprimento” da legislação ambiental. O embargo afetou a operação de pelo menos 84 navios, e foi revertido no dia seguinte por uma liminar da Justiça Federal.

 

Segundo o Ibama, o acordo de quinta-feira seguiu a decisão judicial, que previa a assinatura de um termo de compromisso em 30 dias.

 

Fonte:
Agência Brasil



06/08/2010 22:13


Artigos Relacionados


Ibama e UnB assinam acordo de cooperação para pesquisa

Planejamento cede áreas da União para ampliação do Porto de Paranaguá (PR)

PF prende 30 pessoas por desvio de carga no Porto de Paranaguá

Alvaro Dias critica direção do porto de Paranaguá

Arrendamento do Porto de Paranaguá não pode ser politizado, afirma Gleise

Alvaro Dias pede intervenção federal no Porto de Paranaguá