IBGE: Brasil está se tornando um país de obesos



A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2002-2003 já mostrou que as famílias estão gradualmente substituindo a tradicional dieta do brasileiro (arroz, feijão, hortaliças) por bebidas e alimentos industrializados, como refrigerantes, biscoitos, carnes processadas e comidas prontas. Esses dados estão sendo atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deve divulgá-los na próxima semana, com o detalhamento da pesquisa de 2008-2009.

VEJA MAIS

A primeira parte da pesquisa, divulgada em agosto último, mostrou que mais de 30% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos de idade, exatamente na faixa de maior vulnerabilidade ao marketing agressivo da indústria de alimentos, apresentam sobrepeso. A obesidade atinge 14,3% das crianças dessa faixa etária, com peso maior sobre os meninos (16,6%) do que sobre as meninas (11,8%), conforme a pesquisa de 2008-2009.

Na faixa superior, entre 10 e 19 anos, o problema maior é o do sobrepeso que afeta cerca de 20% desses jovens brasileiros (os obesos são 4,9%). Acima dos 20 anos, o sobrepeso atinge 48% das mulheres e 50,1% dos homens. A situação se agrava entre os 20% mais ricos, onde o excesso de peso atinge 61,8% da população com idade superior a 20 anos enquanto a obesidade aflige 16,9%.

Alguns estudos revelam que as crianças tendem a substituir alimentos saudáveis por não saudáveis quanto mais expostas à televisão, especialmente se assistirem aos programas e às propagandas quando estiverem comendo. Pesquisadores australianos mostraram, em 2009, que haveria redução entre 13,5% e 18% da obesidade infantil só com a retirada da publicidade de alimentos da televisão.

Cíntia Sasse / Jornal do Senado

07/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gomes diz que CPI está se tornando um centro de fofocas

Távola diz que classe política está se tornando escrava da mídia e das pesquisas

Em 30 anos, Brasil será um país "adulto e maduro", diz presidente do IBGE

IBGE divulga melhora nos registros de nascimentos no País

Presidente do IBGE aponta crescimento do país, mas com desigualdades

País cresce, mas desigualdade persiste, diz presidente do IBGE