IC dispõe de novos serviços no Centro de Reabilitação



Um dos diferenciais são as sessões de acupuntura, para ajudar no controle da dor

Pacientes tratados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo têm à disposição um moderno Centro de Reabilitação, localizado no próprio hospital, na zona oeste da cidade. O novo serviço funciona desde o fim do mês passado e auxilia doentes com dor e limitação física, devido à perda de membros.

Numa área de 221 metros quadrados, trabalham dois fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e dois médicos fisiatras. A idéia é ampliar a oferta de profissionais à medida que mais pacientes iniciem o tratamento na unidade.

Um dos diferenciais são as sessões de acupuntura, conduzidas por médicos fisiatras, para ajudar no controle da dor. A readaptação de funções perdidas com a doença ou tratamento é a meta da terapia ocupacional, que possui área de simulação das atividades do dia-a-dia. Já a fonoaudióloga cuida dos distúrbios de deglutição e de linguagem, alimentação e escrita, entre outros.

A reabilitação não serve apenas a quem sofreu mutilação. Esses profissionais atendem também queixas de dor muscular, provocada pela falta de movimentação, e fraqueza, por algum tratamento, efeito adverso da fisioterapia, seqüela ou necessidade pós-operatória.  Também existem as seqüelas específicas, como na mastectomia (retirada da mama ou parte dela), que compromete os movimentos da articulação do ombro.

Pioneiro – Outros destaques são a qualidade e a diversidade dos tratamentos oferecidos pelo setor. “Temos aqui uma enfermeira de reabilitação com trabalho específico para atender quem não controla urina e fezes. Esse tipo de tratamento tem impacto no bem-estar do paciente”, explica a fisiatra Christina Brito, coordenadora do serviço.

O instituto planeja a criação de duas salas para atendimento de pacientes internados. Esse espaço ajudará as pessoas que necessitam de cuidados e exercícios impossíveis de serem realizados no leito.

Inaugurado em maio deste ano, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira é o primeiro hospital público especializado em oncologia de São Paulo. Quando funcionar com capacidade plena, realizará, mensalmente, cerca de 1,5 mil internações, 33 mil consultas ambulatoriais, 1,3 mil cirurgias, 6 mil sessões de quimioterapia e 420 de radioterapia.

Do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

(M.C.)



10/07/2008


Artigos Relacionados


Novo laboratório da Rede Lucy Montoro dispõe de 13 equipamentos de ponta para reabilitação de deficientes

Instituto do Câncer ganha centro de reabilitação

Projeto dispõe sobre instalação e funcionamento do Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Campinas ganha centro de referência em medicina de reabilitação

Instituto do Câncer ganha centro de reabilitação com terapia ocupacional

Unesp terá novo prédio para centro de reabilitação em Marília