ICMBio renova nesta 6ª a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assina nesta sexta-feira (22), a partir das 15h, no Parque Lage, no Rio de Janeiro, acordo de cooperação para gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca. O acordo está em sua 3ª edição e traz várias novidades, incorporando o  Plano de Revitalização do Parque ao acordo. As melhorias na Unidade de Conservação deverão ser realizadas até dezembro de 2013. 

O acordo envolve as áreas de administração, uso público, pesquisa e manejo dos recursos naturais, educação ambiental, vigilância, controle de queimadas, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, entre outros. Entre as metas principais, estão a revitalização do Complexo Paineiras, com a implantação de estacionamento e melhorias no fluxo rodoviário, além da implantação de novos serviços e estruturas de apoio à visitação.

Outra novidade é a criação de um Comitê Permanente de Acompanhamento e Gestão do Acordo, que deverá acompanhar e monitorar a implementação do plano de trabalho.

Segundo o instituto, o acordo será assinado com o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura do município do Rio de Janeiro, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a Empresa Municipal de Vigilância S/A., a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com a interveniência do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Cada signatário terá uma função dentro do acordo. O governo do estado deverá apoiar as atividades de combate aos incêndios florestais, salvamento e resgate, enquanto a prefeitura da cidade vai fornecer apoio e pessoal técnico, administrativo, de limpeza e conservação, de guarda patrimonial e fiscalização. A Comlurb deverá manter a limpeza das áreas de uso público.

Além disso, a empresa municipal de vigilância ficará responsável pela guarda patrimonial, orientação e monitoramento das áreas de uso público do parque. Já o ICMBio deverá apoiar a gestão do parque em todas as esferas, otimizando os recursos e meios necessários para o cumprimento do acordo.

O Parque Nacional da Tijuca é a unidade de conservação mais visitada do Brasil e atingiu, em 2010, a marca de 1,7 milhões de visitante em 2010. 


Fonte:
ICMBio



21/07/2011 17:56


Artigos Relacionados


Parque Nacional da Tijuca recebe investimentos para revitalização

Parque nacional da Tijuca bate novo recorde de visitação

UERJ lança guia sobre o Parque Nacional da Tijuca

Casas irregulares no Parque Nacional da Tijuca deverão ser desocupadas até novembro

ICMBio propõe criação de parque nacional no Rio Grande do Norte

Parque da Tijuca vai ser revitalizado em 18 meses