UERJ lança guia sobre o Parque Nacional da Tijuca



Nesta segunda-feira (21), às 9h, na Capela Ecumênica da UERJ, foi lançado o Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca.

O guia foi produzido por treze autores. Entre eles está a professora do Instituto de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Andréa Espínola, que foi a coordenadora do projeto.

O guia pretende auxiliar o professor da educação básica na utilização do Parque Nacional da Tijuca como local para o desenvolvimento de aulas não formais, a partir de um roteiro que destaca os principais pontos a serem observados e abordados.

O parque foi escolhido por conta de sua relevância histórica, ambiental e cultural para a cidade do Rio de Janeiro e pelas características que facilitam a visitação, como a infraestrutura na recepção de alunos e a presença de trilhas didáticas.

Com prefácio da museóloga, Ana Cristina Vieira, funcionária aposentada e profunda conhecedora da parte histórica do parque e ainda com o apoio de dois atuais colaboradores, Alexandre Justino e Lúcio Palma, o guia foca na Trilha dos Estudantes, que como o nome sugere, é tradicionalmente usada para visitas escolares. O percurso apresenta placas explicativas e informações sobre a flora, fauna e importância da unidade de conservação federal (UC) para a cidade.

Apenas em formato de CD, a primeira tiragem é de duas mil unidades, distribuídas para professores e alunos da educação básica nas escolas da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro.

Ações complementares

Nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro, a coordenadora da publicação, Andréa Espínola, estará no setor Floresta da Tijuca articulando diversas atividades com estudantes e autores do guia, incluindo distribuição do CD no local.

Atividades agendadas

24/10 (quinta-feira), às 14h - Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UERJ e alunos do curso de Pedagogia da UERJ. Palestra de apresentação do livro, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total 15 alunos. Autores presentes: Andréa Espínola de Siqueira, Ana Maria Donato, Marly Veiga e Márcia Ancora.

25/10 (sexta-feira), às 10h - Caminhada pela Trilha dos Estudantes com alunos do curso de Ciências Biológicas da UERJ. Palestras de apresentação do livro e sobre o Manejo de Espécies Exóticas no Parque, seguida de distribuição no auditório do Centro de Visitantes. Total 15 alunos. Autores presentes: Andréa Espínola de Siqueira, Thiago Haussig e Marlon Almeida.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  



21/10/2013 16:30


Artigos Relacionados


Parque Nacional da Tijuca recebe investimentos para revitalização

Parque nacional da Tijuca bate novo recorde de visitação

Casas irregulares no Parque Nacional da Tijuca deverão ser desocupadas até novembro

ICMBio renova nesta 6ª a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca

Parque da Tijuca vai ser revitalizado em 18 meses

Parque da Tijuca (RJ) cria novas atividades para os visitantes