Ideli: acidente com avião da TAM deverá entrar na pauta da CPI



Ao comentar o desastre aéreo ocorrido no início da noite desta terça-feira (17), a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que "este é um momento de grande sofrimento para a Nação". A senadora informou que o acidente deverá entrar na pauta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, assim que esta reiniciar suas atividades após o recesso parlamentar.

Mais de 180 pessoas morreram após um avião da TAM - que tentava pousar no aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo - colidir com um prédio da própria companhia e com um posto de gasolina. O deputado federal Júlio Redecker (PSDB-RS) está entre as vítimas fatais do acidente.

- Devemos prestar solidariedade aos parentes das vítimas - afirmou Ideli.

Sobre as possíveis causas do acidente, a senadora declarou que, "em primeiro lugar, é necessário investigar". Ela ressaltou a importância da análise da caixa-preta do avião, já encontrada, que contém as gravações das conversas dos pilotos e os dados técnicos do vôo.

A líder do PT disse que "ainda não está configurado se a pista foi entregue sem ranhuras [e se isso teria provocado o acidente] ou se houve erro do piloto ou falha dos equipamentos". Uma das críticas à recente reforma por que passou o aeroporto aponta a falta de ranhuras na pista - também chamadas de grooving -, que auxiliariam nas aterrissagens (ao aumentar a aderência dos pneus das aeronaves) e no escoamento de água.

Ao reconhecer que as condições da estrutura aeroportuária brasileira "não dão conta da demanda", Ideli argumentou que "não há um único fator para explicar essa situação". A parlamentar lembrou que a falência da Varig e o aumento da demanda por passagens aéreas sobrecarregaram as outras companhias do setor, e que o desastre aéreo de setembro do ano passado "acabou revelando a insatisfação dos controladores de tráfego aéreo". No caso do aeroporto de Congonhas, ela criticou a não-transferência dos vôos da aviação executiva, que utiliza aviões de pequeno porte, para o Campo de Marte. 



18/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reforma do Judiciário deverá entrar na pauta das comissões em agosto

Aeronáutica diz que não há indício de sobreviventes do acidente de avião da FAB

Justiça condena controlador de voo envolvido em acidente com avião da Gol

Itamaraty confirma três brasileiros em acidente de avião na Colômbia

Paim manifesta solidariedade às famílias das vítimas do acidente com avião da Gol

Familiares de vítimas de acidente com avião da Gol pedem apuração de sumiço de pertences