Ideli anuncia medidas do governo para reduzir mortalidade materno-infantil



A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC) registrou em Plenário, nesta segunda-feira (28), ações anunciadas pelo governo para reduzir a mortalidade materno-infantil e promover o planejamento familiar. A senadora recordou que hoje é comemorado o dia internacional de ações em prol da saúde da Mulher, em que são realizadas ações para a redução da mortalidade infantil.

Entre as medidas anunciadas pelo presidente, conforme Ideli, está o desconto de até 90% no preço de pílulas anticoncepcionais, em farmácias conveniadas. Está prevista também uma linha de financiamento, no valor de R$ 30 milhões, para pequenas reformas e aquisição de equipamentos, em maternidades que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A senadora citou ainda a inclusão, no sistema de recepção das secretarias estaduais de saúde, da notificação de óbito da mulher no prazo de até 24 horas, com o objetivo de auxiliar a promoção de políticas públicas que auxiliem no combate à morte de mulheres e recém-nascidos.

Outra medida adotada pelo governo, conforme Ideli, é a distribuição de material sobre diferentes métodos de contracepção em escolas, centros comunitários, em áreas do Programa de Saúde da Família e em outros postos assistenciais e de saúde para auxiliar as famílias no planejamento familiar.

Ideli anunciou ainda a expansão do Programa de Boas Práticas de Humanização na Atenção e na Gestão do Sistema Único de Saúde (Humaniza SUS). O programa, vinculado ao Ministério da Saúde, divulga experiências bem-sucedidas que se constituem em retratos do SUS que dá certo.

- São medidas importantíssimas para nós, mulheres, que entendemos a necessidade de ações de ampliação, na rede pública de saúde, da redução da mortalidade materno-infantil - destacou Ideli, que recordou ter sido autora de projeto, já transformado em lei, que previa o acompanhamento da mulher antes, durante e no pós-parto, na rede pública de saúde.



28/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Medidas visam reduzir mortalidade infantil na Baixada

Ideli elogia medidas do governo para reduzir carga tributária

ONG internacional destaca esforço brasileiro para reduzir mortalidade infantil

Fundação lança campanha para ajudar o País a reduzir mortalidade infantil

Augusto Botelho defende ações de saúde para reduzir mortalidade infantil

Ideli destaca lançamento de campanha para reduzir mortalidade de mães no parto