Ideli destaca lançamento de campanha para reduzir mortalidade de mães no parto



Em pronunciamento realizado nesta quarta-feira (31), a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), destacou o lançamento da Campanha Nacional de Incentivo ao Parto Normal e Redução da Cesárea Desnecessária pelo Ministério da Saúde, ocorrido na terça-feira (30). Ao elogiar a iniciativa do governo, Ideli informou que de cada 100 mil partos no Brasil, 74 resultam na morte da mãe, enquanto a média mundial é de 20 mortes para cada 100 mil partos.

Diante desse quadro, disse a senadora, o assunto passou a ser tratado pelo Ministério da Saúde como emergencial, daí o lançamento da campanha, que visa a reduzir a mortalidade materna no parto em até 15% nos próximos anos.

Entre as medidas a serem adotadas com esse objetivo está o aumento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da remuneração paga aos médicos para o parto normal, estimulando esse procedimento e reduzindo a procura por cesáreas, que é um fator de risco de morte e de conseqüências como lesões acidentais, reações à anestesia e outras complicações que afetam a vida de milhões de mulheres no país.

- O parto normal pode ser uma experiência enriquecedora para a mulher e sua família, se atendido de forma humanizada e com fundamento em evidências científicas e sem intervenções desnecessárias - defendeu a parlamentar.

Ideli Salvatti é autora da lei federal que garante às mulheres o direito a acompanhamento na hora do parto e participou do lançamento da campanha, que celebrou o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, ambos comemorados no domingo (29).

31/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli anuncia medidas do governo para reduzir mortalidade materno-infantil

Fundação lança campanha para ajudar o País a reduzir mortalidade infantil

ONG internacional destaca esforço brasileiro para reduzir mortalidade infantil

Mortalidade materna por complicações na gravidez, parto e puerpério cai 56%

Paim destaca lançamento da Campanha da Fraternidade 2013

Paulo Paim destaca lançamento de campanha contra violência