Ideli aplaude medidas anticorrupção tomadas pelo governo



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) aplaudiu iniciativas do governo Luiz Inácio Lula da Silva para combater a corrupção e o desvio de verbas públicas, práticas comuns na administração pública nos níveis federal, estadual e municipal, segundo ela. Para Ideli, a população, quando votou no PT para a Presidência da República, deu uma clara demonstração de querer apurar fraudes e irregularidades com rigor. O partido não quer decepcionar seus eleitores, disse a senadora.

A primeira providência vem da Controladoria Geral da União, apontou a senadora, onde o ministro Waldir Pires já iniciou operações de auditagem em 181 municípios para identificar malversações de verbas públicas. Dos 131 inquéritos concluídos, 90% apresentam irregularidades, a maior parte nos setores de educação e saúde, tão essenciais para o bem-estar da população, lamentou.

Segundo Ideli, até o final do ano, os inquéritos administrativos estarão terminados e o governo passará para o terreno das punições, que servirão de alerta para inibir outras práticas delituosas por parte de prefeitos.

A segunda iniciativa destacada por Ideli está sendo efetuada na Previdência Social, onde o ministro Ricardo Berzoini retomou a prática de publicar a lista dos devedores e sonegadores do sistema. Já foram identificados bens no valor de R$ 1 bilhão que podem retornar ao erário público, informou.

Ideli disse ainda que as forças-tarefas formadas por representantes da Previdência, do Ministério Público e da Polícia Federal, para identificar fraudes e irregularidades no sistema previndenciário já resultaram em 165 inquéritos policiais instaurados e 50 prisões preventivas decretadas. Ela reconheceu que esses números são pequenos, diante do volume de denúncias sobre a Previdência, mas garantiu que as iniciativas terão resultados mais expressivos, à medida que os meses forem passando.

Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) ressaltou que as medidas do governo contra a corrupção estão contando com o apoio indispensável e efetivo da população, que tem feito denúncias contra prefeitos e administradores públicos.



08/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge diz que medidas tomadas pelo governo não vão resolver a crise política

(Flash) - Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM elogia medidas tomadas pelo governo C

Ideli atribui crescimento da construção civil a medidas adotadas pelo governo

Valadares aplaude quebra de patente do Efavirenz pelo governo

Delcídio elogia medidas tomadas pela Mesa do Senado

Papaléo saúda medidas de contenção de gastos tomadas por Sarney