Ideli aponta índices sobre crescimento da renda no país para criticar derrubada da CPMF



A líder do bloco de apoio ao governo, Ideli Salvatti (PT-SC), destacou, nesta terça-feira (18), dados divulgados em pesquisa do DataFolha no último domingo (16), sobre índices relativos ao crescimento da renda no Brasil durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo aponta o estudo, nos últimos cinco anos, cerca de 20 milhões de brasileiros deixaram de pertencer às classes econômicas D e E, passando a fazer parte da classe C.

- Desse número, quatorze milhões de pessoas saíram dessa condição inferior somente nos últimos 17 meses - frisou a senadora, questionando a razão de a pesquisa da DataFolha não ter sido alvo de debates ontem, no Plenário.

- Eu entendo que isso revela o resultado dos programas sociais, de emprego e de distribuição de renda implantados pelo governo Lula - disse Ideli, criticando mais uma vez a oposição pela derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ( CPMF ) na semana passada. O imposto, segundo sustentou, financiava vários programas sociais do governo.

A senadora observou que a derrubada da CPMF não passou de uma "briga eleitoral", tendo como contendores políticos conservadores e o governo "de um metalúrgico".

- São números como esses, da pesquisa, que contrariam a alma egoísta dos oligarcas, aqueles que tentam manter o povo na condição de subserviência - assinalou.

Ideli sugeriu ainda, ao final do seu discurso, a leitura de artigo do jornalista e escritor Mauro Santayana publicado no jornal Folha de S. Paulo, intitulado "Anatomia de um Confronto", no qual o autor faz uma análise da votação da CPMF e culpa a oposição por ter tomado uma atitude impensada, conforme acrescentou a parlamentar.



18/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli destaca índices de crescimento da renda no governo Lula

Romero Jucá diz que PAC vai garantir altos índices de crescimento econômico ao país

Um ano após derrubada da CPMF pelo Senado, país registra recordes de arrecadação

Ideli defende prorrogação da CPMF e festeja crescimento da economia

Ideli defende Bolsa-Família para redistribuir renda no país

Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social