Ideli aponta números positivos do país como conseqüência do governo Lula



A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), apresentou em Plenário dados de um relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que, segundo afirmou, são "os números que realmente interessam" dos quase cinco anos de gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela ressaltou que a indústria teve um crescimento de 2,1% nas vendas em agosto, em comparação com o mês anterior; o emprego no setor cresceu 0,3%, registrando o 20º mês consecutivo de crescimento; e a balança comercial brasileira teve um superávit de US$ 15,1 bilhões em agosto.

Ideli disse que, junto com o envio ao Congresso Nacional da proposta orçamentária do governo para 2008, voltou à cena a discussão sobre os gastos abusivos do governo Lula com pessoal, o aparelhamento do estado e o mau gasto de recursos públicos. Ela rebateu essas acusações dizendo que Lula aumentou os "investimentos sociais" e que para atendê-los foi preciso contratar mais servidores públicos. Ideli disse que o crescimento de gastos com pessoal previsto para 2008 é de 10%.

A senadora também alertou para o reajuste nas despesas previsto para o Supremo Tribunal Federal (STF) em 2008, que é de 94,3% e gerará um efeito cascata nas outras instâncias do Poder Judiciário. Ela assinalou que os benefícios previdenciários para o próximo ano têm uma previsão de crescimento de 9%, incluindo o reajuste do salário mínimo.

Para Ideli, o parâmetro a ser utilizado ao debater o gasto com pessoal no governo Lula deveria ser a riqueza produzida. Ela comparou os últimos três anos do governo Fernando Henrique Cardoso com os seis anos do governo Lula e afirmou que essa relação entre gasto e Produto Interno Bruto (PIB) sempre foi menor no governo petista. A senadora ainda disse que um terço dos concursos realizados tiveram como objetivo a substituição de servidores terceirizados.



10/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante ressalta números positivos do país para mostrar acerto do governo

Ideli registra pontos positivos do governo, como investimentos líbios e queda na dívida interna

Mercadante destaca números positivos do país divulgados pela PNAD

Ideli comemora números relativos a emprego e popularidade de Lula

Ideli cita estudo que mostra melhorias ocorridas no país no governo Lula

Ideli comemora resultados positivos da pesquisa CNT/Sensus para o governo