Ideli apresenta dados sobre crescimento do PT em 2004



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) apresentou ao Plenário nesta quarta-feira (3) dados relacionados com os resultados das eleições municipais deste ano. Na avaliação da líder do PT, os números indicam um crescimento do partido. Ideli prometeu voltar ao assunto na sessão deliberativa desta quinta-feira (4). A senadora disse que o PT foi o partido mais votado no primeiro e no segundo turnos, com 16,3 milhões e 6,9 milhões de votos, respectivamente.

Ainda de acordo com a senadora, o PT participou em 23 dos 44 municípios onde houve segundo turno no último domingo, vencendo em 11. Já o PSDB disputou em 20 e venceu em nove. Ideli lembrou que houve dez embates diretos envolvendo petistas e tucanos: o resultado foi seis a quatro para o partido do presidente Lula.

Ideli ressaltou também a boa performance do PT nas 96 maiores cidades do país, que contam com mais de 150 mil eleitores. Vinte e três delas serão administradas pelo partido e 19 ficarão a cargo do PSDB. Outro indicador levantado pela senadora diz respeito à reeleição. Ela disse que o PT conseguir reeleger 44% dos seus prefeitos; enquanto PFL, PSDB e PMDB ficaram com cerca de 32%.

Mas, conforme a própria senadora admitiu, houve reveses importantes, que fizeram o PT ceder ao PSDB o posto de partido com o maior número de eleitores governados.

- São Paulo fez a diferença. Tínhamos 21,9 milhões de eleitores e caímos para a segunda posição com 17 milhões. O PSDB estava em segundo com 18,4 milhões e terá agora 25,6 milhões - disse a líder petista, citando também a Prefeitura de Porto Alegre, administrada há 16 anos pelo partido, como uma derrota importante.

Ainda assim, ressaltou Ideli, mesmo onde sofreu derrotas importantes, o PT teve votações expressivas.

- Sofremos derrotas eleitorais, mas não derrotas políticas - frisou.

Os resultados, afirmou a senadora, indicam que nenhum partido pode se dizer o grande vencedor das eleições municipais de 2004.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu que os vencedores em cidades que eram governadas pelo PT mantenham os programas de sucesso criados pelo partido. Já o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) sugeriu aos petistas que façam uma reflexão sobre a qualidade de suas vitórias. Segundo ele, em alguns municípios o partido ganhou com candidatos que não representam as idéias petistas. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) questionou alguns dados apresentados por Ideli.



03/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli diz que dados sobre crescimento econômico contrariam críticos do governo

Ideli garante que o crescimento sustentado virá em 2004

Ideli diz que dados citados por Mão Santa sobre salários de conselheiros da Petrobras estão errados

Dados sobre crescimento da economia indicam perda de competitividade da indústria, avalia CNI

Sarney lança "Dados Biográficos das Senadoras Brasileiras (1979-2004)"

Suassuna tem esperança de crescimento econômico em 2004