Ideli apresenta voto de repúdio por declarações de Paulo Zottolo contra o Piauí



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) anunciou, em discurso no Plenário nesta terça-feira (21), a apresentação de requerimento de voto de repúdio ao executivo Paulo Zottolo, presidente do movimento Cansei e da Philips do Brasil, por suas declarações "preconceituosas" contra o Brasil e o Piauí. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Zottolo justificou seu apoio ao movimento dizendo que desejava remexer no "marasmo cívico" do Brasil, e afirmou: "Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado."

- Foi uma declaração repleta, contaminada da visão elitista e preconceituosa que se tem para com os pobres, negros, mulheres e estados que não se identificam com o movimento dos cansei da vida - declarou Ideli Salvatti.

A senadora citou trechos de uma nota emitida em resposta a Zottolo pelo governador do estado, Wellington Dias, destacando que o Piaui, por dois anos, teve uma escola avaliada como a melhor do país no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), além de ter a maior produtividade de soja, mel e algodão do Brasil. Lembrou ainda que José Horácio de Freitas, um piauiense, foi diretor financeiro da Philips.

Sobre a participação do diretor da multinacional na campanha do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros (Cansei), Ideli criticou a adesão e disse que "só os megaempresários estão à frente do movimento". Declarou que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) denunciou a Philips em organismos internacionais ligados ao trabalho por ingerência política, um "incompatível e insustentável procedimento de administrador de multinacional" e lembrou ainda que é preciso observar "a diversidade étnica, de gênero e cultural que em todos os cantos orgulha a todos os brasileiros". A parlamentar também elogiou o discurso do senador Mão Santa (PMDB-PI), que o chamou de "Zettolo":

- Foi uma resposta digna ao abuso e à afronta que fez para com o nosso país.

21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam voto de repúdio contra declarações de ganhador do Nobel de Medicina

Tebet sugere nota de repúdio contra declarações de Asma Jahangir

Paim apresenta voto de repúdio a James Watson

Paim apresenta voto de repúdio a James Watson

Senadores aprovam Voto de Repúdio contra o "mensalão"

CRE aprova voto de repúdio contra a nova lei de imigração da União Européia