Senadores aprovam voto de repúdio contra declarações de ganhador do Nobel de Medicina



Os senadores aprovaram na tarde desta quarta-feira (12) requerimento de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que pede voto de repúdio e censura às "declarações racistas ocorridas no dia 16 de outubro de 2007", proferidas pelo ganhador do prêmio Nobel de Medicina, James Watson, que afirmou ao jornal britânico The Sunday Times que "que africanos são menos inteligentes do que ocidentais".

Na justificação do requerimento, Paim afirma que tal declaração é contrária à "construção de uma comunidade mundial isonômica e repudia a essência dos direitos humanos".

O senador afirma ainda no documento existir apenas uma raça, a humana, e, "portanto, pelo fortalecimento dos direitos humanos e pelo respeito à comunidade mundial, que se sentiu intimamente atingida por tais declarações, é que apresento o presente voto de repúdio e censura às declarações infelizes e racistas do 'ganhador' do Nobel de Medicina".

Lituânia

Os senadores também aprovaram requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pedindo voto de aplauso ao povo e aos governantes da Lituânia, localizada no leste da Europa, em virtude do 91º aniversário de sua independência. A independência da Lituânia foi proclamada em 16 de fevereiro de 1918.



12/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores aprovam Voto de Repúdio contra o "mensalão"

CRE censura manifestação racista de ganhador do Prêmio Nobel de Medicina

Ideli apresenta voto de repúdio por declarações de Paulo Zottolo contra o Piauí

Senadores apresentam voto de censura contra declarações do presidente Lula

Ganhador do Nobel em Física faz palestra em Brasília

Tebet sugere nota de repúdio contra declarações de Asma Jahangir