Ideli diz que instituto erra quando anuncia aumento de carga tributária
A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), considerou uma "atitude de má-fé e um desserviço" o anúncio feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) de que o governo aumentou a carga tributária do país. Ela disse que essa não é a primeira vez que o instituto erra e criticou a metodologia utilizada pelo órgão, que, segundo enfocou, não leva em conta as características de sazonalidade inerentes à carga tributária.
- Esse instituto tem errado feio e teve no ano passado que fazer correções quatro vezes em suas projeções de aumento tributário. Eles erram porque insistem em fazer comparativos trimestrais, não levando em consideração as características de sazonalidade da carga tributária e não respeitam o critério de anuidade da carga de impostos. Isso só pode ser uma atitude de má-fé e de especulação pura e serve tambémpara incrementar manchetes e a guerra eleitoral - condenou a líder.
Exemplificando, ela contou que no ano passado, o IBPT alardeava que se teria um aumento em 40% da carga tributária e o aumento foi de apenas 0,16%, quando se fechou o ano fiscal e foram feitos os comparativos com o ano anterior.
Para Ideli, é preciso que se tenha em mente que tanto o Congresso quanto o Executivo, ao contrário do instituto, têm adotado medidas e buscado debates para a redução da carga tributária. Em sua opinião, essa deve ser a postura daqueles que abordam o assunto.
Fundeb
Ao tratar de outro tema, a senadora Ideli Salvatti concordou com as preocupações manifestadas pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), na sessão desta quarta-feira (6), relacionadas com a área de educação, e disse quetambém está na expectativa da chegada, em breve, de medidas positivas para o setor. Ela contou que, dentro de pouco tempo, o governo vai encaminhar, por meio do ministro Tarso Genro o projeto que cria o Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).
- Há muito tempo se pleiteia que o financiamento da educação tenha recursos garantidos, não apenas para o ensino fundamental, mas também para a educação básica, incluindo aí o ensino infantil e o Fundeb, que é um compromisso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virá para resolver essa questão - contou Ideli.
06/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli rebate discursos sobre aumento da carga tributária
Ideli: aumento da carga tributária foi feito pelo governo Fernando Henrique
José Jorge: "Até quando acerta, o governo Lula erra"
Ideli discorda que MP aumente carga tributária
Mão Santa critica aumento da carga tributária
Senadores temem aumento da carga tributária