Ideli: aumento da carga tributária foi feito pelo governo Fernando Henrique
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) contestou afirmações do líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), segundo o qual o governo Luiz Inácio Lula da Silva está promovendo aumento da carga tributária. Para a senadora, a responsabilidade pelos altos tributos cobrados no Brasil é do governo de Fernando Henrique Cardoso, em cujos oito anos de mandato (1994-2002) houve um aumento nunca visto de mais de 10 pontos percentuais, em média, em todos os impostos.
Ideli disse que a progressividade de impostos que o PT defende não implica, necessariamente, um aumento linear da carga tributária. Na verdade, afirmou, com a progressividade os mais ricos passam a pagar mais imposto, para que as classes desfavorecidas possam ficar isentas.
A senadora citou o caso das prefeituras do PT, onde o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos bairros ricos foi aumentado para os imóveis de luxo, para que os bairros dos mais pobres pudessem ser isentos do tributo. Na média, o imposto não foi majorado, garantiu.
Ideli reconheceu que, em função das discussões sobre a reforma tributária que tramita no Congresso, é possível que esteja havendo pressão para aumento da carga de impostos, mas assegurou que isso é devido ao fato de governadores e prefeitos mais influentes pertencerem aos partidos de oposição e estarem pretendendo arrecadar mais.
Para a senadora, ao lado do -Dia da Forca-, que o PFL quer promover, aludindo ao aumento de impostos do governo Lula, o partido também deveria promover o -Dia da Penitência-, reconhecendo que a responsabilidade pelas altas taxas de juros é do governo anterior.
01/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli rebate discursos sobre aumento da carga tributária
Ideli diz que instituto erra quando anuncia aumento de carga tributária
Ideli elogia medidas do governo para reduzir carga tributária
Bornhausen aponta 13 casos de aumento de carga tributária na proposta do governo
Ideli destaca anúncio feito pelo governo de regulamentação das centrais sindicais
Agripino avisa governo que oposição não irá permitir aumento da carga tributária para combater nova crise