Ideli elogia política de fortalecimento do Mercosul
A política de fortalecimento do Mercosul adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi elogiada nesta quinta-feira (15) pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC). -Em toda a sua carreira diplomática, o nosso ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que nunca viu uma ofensiva de política externa com tanta receptividade e aceitação como a implementada pelo presidente Lula-, afirmou.
Ideli também destacou a política de aproximação do Mercosul com o bloco do Mercado Comum Europeu. Segundo ela, a Europa não gostou do poderio bélico e econômico demonstrado pelos Estados Unidos no Iraque e quer fortalecer outros eixos internacionais. E lembrou que, enquanto país, os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Brasil, mas como bloco a Europa é o maior parceiro.
O senador João Capiberibe (PSB-AP) defendeu a ampliação dos países membros do Mercosul e disse que o Brasil é vizinho da União Européia porque faz fronteira com a Guiana. Ele também defendeu a ampliação das parcerias comerciais e culturais com a China, a Índia e a África, -mas primeiro vamos fortalecer nosso bloco regional e depois partir para outros acordos internacionais-.
Ideli Salvatti ainda fez um apelo aos partidos com representação no Senado para que indiquem seus membros na Comissão Mista do Mercosul, que ainda não pôde ser instalada porque os partidos designaram seus integrantes.
15/05/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli elogia pesquisa encomendada pelo DEM e pede fortalecimento dos partidos
Ideli elogia lançamento da política industrial do governo Lula
Ideli lembra participação do Senado no fortalecimento da Eletrobrás
Requião prega fortalecimento do Mercosul
Suassuna defende fortalecimento do Mercosul
Mozarildo defende fortalecimento do Mercosul