Ideli festeja início da guerra contra a corrupção nos municípios



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) festejou o início das operações de auditoria in loco nos municípios patrocinadas pela Controladoria Geral da União, para verificar o real emprego do dinheiro público na esfera municipal. As operação vão detonar uma verdadeira guerra contra a corrupção, destacou.

Ideli Salvatti informou que foi realizado nesta quinta-feira (3) o sorteio, pela Loteria Federal, dos cinco primeiros municípios a serem vistoriados no corrente mês. Serão 26 no mês de maio e, a partir de junho, cem municípios serão auditados por uma força-tarefa, a cada mês, para verificar se cisternas, pontes e poços foram realmente construídos e se a merenda escolar teve qualidade adequada e distribuição correta, observou a senadora.

O objetivo do programa, ressaltou a senadora, é tapar os ralos por onde se escoam os recursos orçamentários, bem como incutir na população a idéia de -tolerância zero- com a corrupção, acabando de vez com o nefasto slogan -rouba mas faz-.

A senadora por Santa Catarina afirmou que a vitória de Lula nas eleições significou a repulsa da população à tradicional colocação do país nos primeiros lugares do ranking mundial da corrupção. Mesmo com recursos públicos escassos, os resultados serão muito melhores se a sangria for estancada e o dinheiro bem aplicado, disse.

Ideli ressaltou que a figura de Waldir Pires, à frente da Controladoria Geral, é garantia não somente de competência, mas sobretudo de seriedade e honestidade. O sorteio, feito pela Loteria Federal, também levará o selo da idoneidade e isenção.

- Guaribas, no Piauí, ficou conhecida nacionalmente por causa do Programa Fome Zero. Uma verificação superficial das contas do município mostrou que, dos seis poços artesianos já contratados, apenas agora o primeiro está sendo perfurado - relatou.

Pente fino

Segundo Ideli, a partir de agora muita coisa vai mudar nos municípios, já que todos se arriscam a ter suas contas públicas passadas por -pente fino-, a qualquer momento. Na sua opinião, prefeito, vereadores, representantes das igrejas, sociedade civil e a população em geral poderão combater a corrupção, a ineficiência e o desvio de recursos públicos criando uma nova mentalidade no município, que poderá ser irradiada ao estado e ao governo federal.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) alertou para o fato de as verbas federais muitas vezes não serem liberadas no prazo certo, fazendo com que o prefeito fique com o estigma de -mau pagador-. Para Roberto Saturnino (PT-RJ), é fundamental a ida da força-tarefa ao município, para verificar o real estado de contas e programas públicos.

Também em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) propôs que a execução orçamentária de municípios, estados e União seja tornada pública e colocada à disposição na Internet, como ele fez quando governador do Amapá.

- O controle social é mais eficiente do que aquele realizado pelos Tribunais de Contas - afirmou.



03/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB é contra o início da guerra, diz Arthur Virgílio

Ideli festeja os primeiros 60 mil formandos do Prouni

Ideli Salvatti festeja ampliação do microcrédito pelo BNDES

Ideli defende prorrogação da CPMF e festeja crescimento da economia

Ideli Salvatti festeja resultado do PAC: "Indicadores econômicos já estão mudando"

Ideli festeja desenvolvimento de tecnologia para loterias pela Caixa