Ideli: governo Lula associou responsabilidade fiscal a distribuição de renda



Ao debater em Plenário as razões do bom momento econômico vivido pelo país, nesta terça-feira (26), a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), negou que o sucesso da política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva tenha se dado exclusivamente por haver seguido a receita da responsabilidade fiscal e do Estado mínimo.

Segundo Ideli, a diferença fundamental entre a política econômica adotada pelo atual governo e a do governo anterior é a prioridade dada pelo presidente Lula à distribuição de renda e à inclusão social. No governo Fernando Henrique Cardoso, conforme argumentou, não teria sido dada atenção adequada à ampliação de crédito e à inclusão bancária, bem como à geração de empregos, à recuperação do salário mínimo e a políticas de distribuição de renda por meio de programas sociais, como o Bolsa-Família.

- Os que dizem "seguimos a receitinha ortodoxa de Estado mínimo e de responsabilidade fiscal" se esquecem de dizer que fizemos isto distribuindo renda, fortalecendo o mercado interno e dando oportunidades para o Brasil se fazer presente no cenário internacional, com vantagens para o nosso povo e para o nosso país- comentou.

Ideli também considerou propício o atual momento vivido pelo país para a implementação de reforma do sistema tributário nacional. Dentre os indicadores favoráveis, ela destacou o crescimento do crédito em 2008; o aumento dos investimentos da Caixa Econômica Federal em habitação, saneamento e infra-estrutura em 2007; o crescimento das vagas de empregos formais e a passagem do país à condição de credor internacional.

Em aparte, os senadores Sibá Machado (PT-AC), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG) parabenizaram Ideli pelo discurso. Eduardo Azeredo lembrou a importante contribuição dada pelo membro de seu partido, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao governo Lula.



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli elogia crescimento da economia e ressalta distribuição de renda no governo Lula

Ideli destaca índices de crescimento da renda no governo Lula

Ideli diz que governo Lula duplicou valores dos programas de transferência de renda

Distribuição de royalties do petróleo tem que se pautar na responsabilidade fiscal, diz Mantega

Ideli lamenta preconceito contra distribuição de renda

Ideli comemora melhoria da distribuição de renda no país