Ideli comemora melhoria da distribuição de renda no país



 Ao se referir a estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a senadora Ideli Salvatti (SC), líder do PT, comemorou a melhoria da distribuição da riqueza no país, ocorrida durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No trabalho, os pesquisadores Miguel Foguel e Gabriel Ulysses, destacou Ideli, consideraram a prioridade dada pelo governo petista às políticas públicas de inclusão como a principal causa da diminuição da concentração de renda.

- Se tivéssemos aguardado, única e exclusivamente, o país crescer, essa diminuição da desigualdade levaria muito mais tempo; ou seja, o Brasil está crescendo e, ao mesmo tempo, está tendo políticas públicas de inclusão social que aceleram a diminuição da desigualdade - disse.

Em reforço às conclusões do estudo do Ipea, Ideli citou ainda alguns indicadores de melhor desempenho da economia brasileira nos últimos anos, tais como o aumento de 18,5% nas vendas de automóveis e 22,5% nas vendas de motos, verificado entre 1997 e 2006.

Em aparte, Sibá Machado (PT-AC) parabenizou Ideli pelo pronunciamento. Ele afirmou que o aumento da distribuição de renda verificado no país nos últimos anos acabou por invalidar a conhecida teoria sobre a necessidade de fazer primeiro crescer o bolo, econômico, para somente depois distribuí-lo à população.

09/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli diz que país escolheu o caminho de "crescer com distribuição de renda"

Paim comemora crescimento do país com distribuição de renda

Ideli Salvatti comenta estudo do Ipea sobre melhoria da renda no Brasil

Ideli lamenta preconceito contra distribuição de renda

Ideli: governo Lula associou responsabilidade fiscal a distribuição de renda

Ideli Salvatti quer crescimento com distribuição de renda e inclusão social