Ideli lembra os 150 anos da ferrovia no Brasil e defende recuperação do setor



A senadora Ideli Salvati (PT-SC) lembrou os 150 anos de implantação das ferrovias no Brasil, comemorados neste 29 de abril. Nesta data, há 150 anos, recordou a senadora, a locomotiva "Baronesa" percorreu 14,5 quilômetros de trilhos entre Mauá e Fragoso, no Rio de Janeiro. Ideli, que participou de evento promovido pela Associação Nacional de Transportes Ferroviários para comemorar a data, disse que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, expressou a disposição do governo Luiz Inácio Lula da Silva de revitalizar a malha ferroviária do país.

Ideli lamentou que os investimentos em ferrovia não tenham sido priorizados pelos últimos governos brasileiros. Ela lamentou que apenas 24% do transporte, no Brasil seja feito por ferrovias, enquanto na Rússia este percentual chega 81%; no Canadá, a 46%, e na Austrália e nos Estados Unidos a 43%.

- Todos sabemos do esforço que vem sendo desenvolvido para que possamos recuperar o tempo perdido, o desmonte e o sucateamento de todo o nosso sistema de integração de infra-estrutura dos transportes. Mas também sabemos que não será em um curto espaço de tempo que vamos superar todas as dificuldades. Teremos que trabalhar muito, investir muito, fazer muitos acordos e parcerias para recuperar o tempo perdido - afirmou Ideli.

A senadora por Santa Catarina também disse que ficou satisfeita ao ouvir o governador do Mato Grosso do Sul, José Orcírio, o Zeca do PT, anunciar o esforço que aquele estado vem fazendo na recuperação de sua malha ferroviária. Segundo Ideli, Zeca do PT informou que até outubro será confirmada uma parceria público-privada que garantirá a ligação entre os portos de Santos (SP) e de Angofagasta, no Chile.



29/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo lembra 100 anos da ferrovia Vitória-Minas

Ideli lembra Giuseppe Garibaldi ao homenagear 70 anos da UNE

Ideli defende ação do governo na recuperação de rodovias

Ideli lembra realização da conferência internacional sobre o clima e destaca posição do Brasil

TUMA LEMBRA 75 ANOS DE INSTALAÇÃO DA GM NO BRASIL

Paulo Paim lembra os 200 anos do Banco do Brasil