Paulo Paim lembra os 200 anos do Banco do Brasil
Em pronunciamento nesta terça-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou o aniversário de 200 anos do Banco do Brasil, comemorado neste mês de outubro. Paim lembrou que a instituição - fundada em 1808, por iniciativa do príncipe regente dom João - tem marcado presença em todos os momentos decisivos da trajetória do país.
- Na Independência, por exemplo, o Banco do Brasil foi a principal parceria no custeio de escolas e hospitais. No fim dos anos 1880, destacou-se ao destinar as primeiras linhas de crédito para a agricultura. E este é um papel inquestionável que o banco mantém até os dias de hoje: o de impulsionar, principalmente, o setor agrícola - afirmou.
Em seu discurso, Paim destacou ainda a importância dos bancos estatais no atual cenário econômico mundial, em que muitos países deverão contar com recursos públicos para se protegerem da crise financeira.
- O Banco do Brasil, ao lado da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), incentiva e pratica o processo de alavancar o progresso de toda a economia de nosso país. É importante lembrar também que a Caixa Econômica Federal tem uma atuação de destaque, principalmente no custeio habitacional, e que o BNDES é um dos principais financiadores de pequenos e médios empresários - destacou.
14/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim lembra 54 anos de morte de Getúlio Vargas
Paulo Paim lembra os 30 anos da morte do ex-presidente João Goulart
Paulo Paim lembra Dia do Comerciário
Paim lembra os 40 anos do assassinato de Martin Luther King
Paulo Paim lembra Dia do Orgulho Autista
Paim promete mínimo de US$ 100 e lembra os dez anos da morte de Mário Quintana