Ideli nega manobra do Planalto para blindá-la na CPI das ONGs
Em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira (4), a líder do PT, senadora Ideli Salvatti (PT-SC) negou qualquer manobra do Planalto e de seu partido para blindá-la nas investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, instalada na quarta-feira. De acordo com matérias publicadas na imprensa nesta quinta-feira, o Planalto e o PT teriam acertado, nos bastidores, veto à indicação de Valter Pereira (PMDB-MS) à relatoria da comissão com o objetivo de proteger Ideli.
Conforme reportagem publicada na revista Veja, Ideli teria favorecido com emendas parlamentares ONG de Santa Catarina. Os recursos, que seriam destinados a treinamento, não teriam sido usados ao fim a que se destinavam.
- Quero deixar dito de forma categórica que não devo e não temo. Não estou envolvida - afirmou a senadora.
Ideli afirmou que na investigação que está em curso sobre a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar na Região Sul (Fetraf-Sul), que teria recebido os recursos, não há referência a envolvimento seu ou de pessoas de seu gabinete no Senado. Apresentando documentos aos jornalistas, Ideli garantiu que nenhuma de sua emendas parlamentares, de 2004 a 2007, foram direcionadas para a Fetraf-Sul, e sim para a agricultura familiar, após discussão e negociação com todas as entidades representantes do setor em Santa Catarina.
A senadora criticou a reportagem de Veja por citar apenas uma frase de um e-mail seu enviado à Fetraf-Sul comunicando a liberação de emendas parlamentares de sua autoria. Segundo Ideli, se fosse publicado na íntegra o e-mail "seria um desmentido cabal" da tentativa de ligar seu nome à investigação de possíveis desvios de recursos de cursos de capacitação da Fetraf.
Durante a entrevista, Ideli confirmou a celebração de acordo entre PMDB e PT para a indicação de Inácio Arruda (PCdoB-CE) para a relatoria da CPI das ONGs.
Valter Pereira, que pretendia assumir a relatoria, comandou a rebelião dos senadores peemedebistas que resultou na rejeição da medida provisória que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, na semana passada.
04/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito denuncia manobra do governo para "colocar fatos debaixo do tapete" na CPI das ONGs
Valter Pereira diz que "um veto do Planalto" impediu que ele fosse relator da CPI das ONGs
Ideli Salvatti nega existência de acordo para absolver Renan
Ideli Salvatti nega que tenha usado sua influência política para favorecer entidade em Santa Catarina
Ideli Salvatti nega participação no caso dos aloprados
Heráclito critica declaração de Ideli sobre CPI das ONGs