Ideli pede rapidez na votação do projeto de preservação da Mata Atlântica



Em alusão ao Dia da Mata Atlântica, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), pediu nesta quinta-feira (27) pressa na votação do projeto de lei com normas de preservação desse ecossistema. A matéria passou doze anos parada na Câmara dos Deputados, e desde o final de 2003 está no Senado.

Para marcar seu discurso com um gesto simbólico, a senadora entregou mudas de pau-brasil ao presidente da sessão plenária, Paulo Paim (PT-RS), e ao relator do projeto, César Borges (PFL-BA). As mudas foram enviadas pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, senadora licenciada pelo Acre.

A parlamentar catarinense descreveu o esforço feito em negociações com os líderes partidários para que a matéria seja votada no Plenário. Ela lembrou que a demora acaba levando a mais destruição: nos doze anos de espera na Câmara foi perdido um milhão de hectares da mata, que hoje reduz-se a 7% da cobertura vegetal existente na época do Descobrimento do Brasil.

Entre os eventos que estão marcando o Dia da Mata Atlântica, a senadora destacou a entrega do prêmio Muriqui a pesquisadores e à entidade ambientalista do Espírito Santo que faz trabalho de preservação da floresta. Segundo a líder petista, Santa Catarina é o estado com a maior área de Mata Atlântica preservada.



27/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli reivindica aprovação do projeto que preserva a Mata Atlântica

Urgência para projeto de preservação da Mata Atlântica será votado na próxima terça-feira

Calheiros defende votação rápida de projeto que protege a Mata Atlântica

Projeto de proteção da Mata Atlântica ainda não tem acordo para votação em urgência

Senado adia por dois dias votação do projeto sobre Mata Atlântica

Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica