Calheiros defende votação rápida de projeto que protege a Mata Atlântica
Em discurso no Plenário neste domingo (7), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou esperar que o Senado vote ainda antes do recesso projeto de lei que regulamenta o uso e a proteção da Mata Atlântica. O projeto acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados, onde levou 11 anos tramitando, e enfrentou, segundo o senador, muita oposição de setores mais conservadores da sociedade.
O senador disse que a aprovação da matéria na Câmara é reflexo da vontade política do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O senador lembrou que a Mata Atlântica, que ocupa área próxima ao litoral brasileiro, tem grande biodiversidade, existindo inclusive oito mil espécies de plantas só encontradas ali. Ele destacou ainda que apenas a consciência social da importância da mata garantirá o seu futuro.
- Fiscalizar uma região tão grande é muito difícil - disse Renan, lembrando que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outros órgãos que cuidam da preservação do meio ambiente não estão aparelhados para uma tarefa tão complexa.
O senador defendeu ainda em seu discurso a volta da atuação da Petrobras no setor petroquímico. -A petroquímica nacional precisa de investimentos. A Petrobrás tem que voltar a atuar no setor-, sustentou Renan, destacando não estar propondo a estatização.
07/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli pede rapidez na votação do projeto de preservação da Mata Atlântica
Projeto de proteção da Mata Atlântica ainda não tem acordo para votação em urgência
Senado adia por dois dias votação do projeto sobre Mata Atlântica
Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica
HENRIQUE LOYOLA DEFENDE EXPLORAÇÃO RACIONAL EM RESERVAS DE MATA ATLÂNTICA
Projeto Mata Atlântica é Aqui chega ao PET