Ideli quer instituir eleição direta para diretor de escola pública



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) apresentou projeto de lei com a finalidade de instituir eleição direta para diretores de escolas públicas. A proposta encontra-se na Comissão de Educação (CE), onde receberá decisão terminativa.

De acordo com o projeto (PLS 344/07), a comunidade escolar - constituída por professores, funcionários, alunos e pais - passará a escolher por meio de eleição direta os diretores de escolas de ensino fundamental, médio e técnico das redes públicas federal, estadual e municipal. A proposta, que receberá parecer da senadora Fátima Cleide (PT-RO), determina ainda um mandato de, no mínimo, dois anos para o ocupante de cargo ou função de diretor.

O projeto de Ideli Salvatti acrescenta um terceiro inciso ao artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96), para incluir a eleição dos diretores. A LDB já determina que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com dois princípios: participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola eparticipação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Na justificação do projeto, a autora considera fundamental a eleição de diretores em todas as escolas públicas brasileiras para que se cumpra a Constituição, que coloca a gestão democrática do ensino público entre os princípios a serem seguidos pelo ensino no país.



02/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eleição para diretor de escola pública é aprovada em conferência

Mozarildo quer instituir transporte gratuito em dia de eleição

Projeto determina eleição direta para escolha de reitores

Rollemberg defende eleição direta para administradores regionais no DF

CE aprova eleição direta para diretores de escolas públicas

Suplicy defende eleição direta para suplente de senador