Mozarildo quer instituir transporte gratuito em dia de eleição



O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) apresentou projeto (PLS 279/04) estabelecendo que, nos dias de eleição, os transportes coletivos urbanos, metropolitanos e intermunicipais serão oferecidos de forma gratuita e irrestrita a todo e qualquer cidadão nos municípios ou Distrito Federal em que estiver havendo votação. A matéria está pronto para ser votado, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A gratuidade determinada na proposta terá a duração de duas horas antes e duas horas depois do período de votação.

O projeto estabelece ainda que o governo federal determinará a forma de compensação às concessionárias de transporte para manter o equilíbrio financeiro das empresas. Na justificação da matéria, o autor afirma que são recorrentes os casos de candidatos que financiam o transporte de eleitores em troca de voto no dia de eleição.

"Este fato prejudica diretamente o eleitor que, por falta de condições financeiras para arcar com o transporte até o local de votação, arrisca até mesmo a própria vida nesse tipo de transporte", afirma o senador. Em sua opinião, se o voto é obrigatório, o poder público deve garantir ao eleitor as condições necessárias para que ele exerça seu dever.



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo propõe transporte gratuito em dia de eleição

Projeto prevê transporte gratuito em dia de eleição

Projeto estabelece transporte gratuito em dia de eleição

Ideli quer instituir eleição direta para diretor de escola pública

Carlos Bezerra quer transporte gratuito para estudantes

Crivella quer transporte gratuito para alunos da rede pública no Rio de Janeiro