Ideli questiona retirada de contas do governo de Santa Catarina do Besc



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) questionou nesta quarta-feira (19) a retirada das contas das empresas estatais e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais, do controle do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). Segundo disse supor, essa seria mais uma tentativa de se privatizar o banco, que foi federalizado durante o período das privatizações de bancos estatais, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Ideli recordou que houve "um verdadeiro levante da comunidade catarinense" contra a privatização do banco naquela época, e que até a federalização da instituição gerou polêmica, uma vez que o banco possui agências em todos os municípios do estado e transformou-se, ao longo dos anos, num órgão de fomento e desenvolvimento regional e "motivo de orgulho da população".

- Uma das promessas da atual administração do estado [do PMDB] na campanha eleitoral era de que a instituição continuaria sendo pública. Mas essa notícia sobre a retirada das contas do governo do poder do banco nos causa apreensão - assinalou a senadora, informando que esse tema deverá ser discutido no âmbito do governo federal.

19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER: FEDERALIZAÇÃO DO BESC INVIABILIZARÁ FINANÇAS DE SANTA CATARINA

Ideli destaca ações do PT no governo de Santa Catarina

PARA PEDRO PIVA, SALVAR O BESC ERA A ÚNICA SOLUÇÃO PARA SANTA CATARINA

Ideli fala do socorro a Santa Catarina

Ideli anuncia crescimento das exportações de Santa Catarina

Ideli registra dinamismo da economia de Santa Catarina