Ideli requer transcrição da Carta de Itajaí



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) requereu a transcrição no Diário do Senado Federal da Carta de Itajaí, documento final do 8º Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), realizado entre os dias 1º e 3 de maio, que teve como tema central -Adoção: inclusão e cidadania-. Ela também pediu a inserção nos anais da Casa do texto intitulado -Inclusão e Cidadania-, palestra que proferiu no evento.

A Carta de Itajaí apresenta várias reivindicações, recomendações e exigências aos poderes constituídos, para garantir a inclusão e cidadania das crianças e adolescentes privados da convivência familiar e comunitária em todo o país. Também busca implementar os direitos previstos na Convenção dos Direitos da Criança, da Assembléia Geral das Nações Unidas, ratificada no Brasil em 20 de setembro de 1990.

Já o texto da palestra da senadora pelo Espírito Santo defende a necessidade da implantação de um conjunto de reformas para iniciar o ciclo de transformação do Estado e da sociedade brasileira. Entre as reformas que o país carece, citadas por Ideli Salvatti, estão a tributária, previdenciária, agrária, trabalhista e sindical e a reforma política. Ela também cita as pessoas que vivenciam a adoção como exemplo de que é possível construir uma sociedade solidária.

- Acredito que a adoção é um ato humanitário em que o amor é capaz de levar uma ou duas pessoas adultas a adotarem outra pessoa não adulta e dedicar a ela amor e cuidado para que esta pessoa se sinta amada, protegida e tenha condições de organizar e desenvolver sua vida em reciprocidade com os pais adotivos. É desse amor humano e de uma consciência revolucionária que precisamos para transformar e dignificar o mundo em que vivemos - prega Ideli Salvatti.



09/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA PEDE TRANSCRIÇÃO DE CARTA DE AFRICANOS MORTOS PUBLICADA NO "CORREIO"

Ideli diz que poderá levar à CMA problemas nos contratos para obras do Porto de Itajaí

Ideli requer voto de aplauso por mulheres empreendedoras

Ideli: Justiça efetivamente ágil e qualificada requer esforço de todos

Ideli divulga Carta de Gramado, favorável à criação da Ancinav

Ministro visita Itajaí em caráter emergencial