Ideli ressalta redução da pobreza no Brasil dez anos antes da meta fixada pela ONU
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), em discurso no Plenário nesta quinta-feira (30), registrou a publicação do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), apresentado na quarta-feira (29) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e divulgado pela imprensa, mostrando que o índice de extrema pobreza caiu pela metade no Brasil. A meta deveria ser atingida em 2015, de acordo com os objetivos do milênio, metas sociais estabelecidas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
- Uma conquista dessa importância merece registro com destaque - disse Ideli.
Os 191 países-membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de alcançar oito metas determinadas até 2015, entre elas reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar per capita por dia e reduzir pela metade a proporção da população que sofre de fome. O Brasil a atingiu em 2005.
Para a senadora, a notícia não foi divulgada como merecia ao ser publicada ao lado de outra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - tendo por base dados de 2002 e 2003 - que demonstra extrema diferença de renda entre as famílias brasileiras: a distância média dos mais ricos para os mais pobres é de dez vezes.
Ideli citou as manchetes e as matérias publicadas pelos jornais de maior circulação no Brasil e lamentou que a redução da pobreza tenha sido minimizada em detrimento da diferença na renda entre ricos e pobres, pesquisa elaborada com dados menos atualizados.
- A apresentação dos dois estudos do IBGE, de 2002 e 2003 e, agora, o da ONU, que vai até 2005, é uma prova inequívoca de que nós aceleramos de forma efetiva a justiça social e a distribuição de renda no nosso país - frisou a senadora.
30/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli comenta estudo da FGV que indica redução da pobreza
Ideli comenta estudo da FGV que aponta redução da pobreza no país
Comentando pesquisa do Ipea, Ideli Salvatti comemora redução da pobreza e da desigualdade
Ideli destaca estudo que aponta redução da pobreza no país, apesar da crise
Brasil atinge meta de 500 mil formalizações individuais 4 meses antes do prazo
Brasil vai alcançar muito antes de 2020 a meta de diminuição do desmatamento