Ideli Salvatti encaminha à Câmara assinaturas para CPI da lavagem de dinheiro



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) entregou no início da noite desta terça-feira (17) ao presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, requerimento pedindo a instalação de uma CPI mista de deputados e senadores para investigar denúncias de lavagem de dinheiro em agências bancárias de Foz do Iguaçu (PR). O documento tem a assinatura de 31 senadores e, para sua concretização, os deputados devem apresentar idêntico requerimento, com as assinaturas de pelo menos 171 deputados.

O requerimento prevê que a CPI será integrada por 16 deputados e 16 senadores, que terão 120 dias para trabalhar. Eles investigarão a remessa de dólares para o exterior usando cinco agências bancárias de Foz de Iguaçu, de 1996 a 2002. Ideli afirma que existem indícios de que parte das remessas provém de dinheiro sujo, ou seja, obtido pelo narcotráfico, contrabando e corrupção.

No início da tarde, dois requerimentos para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado haviam sido lidos na sessão plenária da Casa - um de autoria da própria Ideli Salvatti e outro do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Àquela altura, entretanto, já havia negociações entre líderes do Senado e da Câmara em torno da CPI mista.

A senadora lembra que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal e do Estado do Paraná já investigaram o caso em 2001 e apuraram o envio de aproximadamente US$ 30 bilhões com indícios de lavagem de dinheiro sujo. Ideli cita ainda reportagens de revistas e jornais informando que o esquema de evasão de dólares teria sido feito pela agência de Nova York do Banco do Estado do Paraná (Banestado) em conexão com a agência do Banestado de Foz do Iguaçu. Ela cita ainda o envolvimento do Banco Araucária.

Conforme a senadora, a perícia técnica da Polícia Federal já tem um laudo conclusivo de 35 mil documentos, o que prova -a seriedade e relevância da investigação-. Ela observa que a investigação deve ser feita com urgência, pois a maioria dos casos investigados pela Polícia Federal não teve denúncia formalizada pela Procuradoria da República e do estado do Paraná e os eventuais crimes podem prescrever.



17/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO PEDE À CAMARA RAPIDEZ PARA PROJETOS QUE PUNEM LAVAGEM DE DINHEIRO

Ideli propõe aperfeiçoamento do combate à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal

Ideli Salvatti se reúne com líderes governistas da Câmara

Policiais treinam para combater lavagem de dinheiro

Aprovada nova lei para combater lavagem de dinheiro

CAE vota inovações para combater lavagem de dinheiro