Ideli Salvatti homenageia carnaval brasileiro



-Axé, paz e luz neste carnaval. O povo brasileiro é muito especial.- Com essa saudação, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) encerrou nesta quarta-feira (26) um discurso em que cantou o hino de sua escola de samba - a Embaixada Copa Lord - e beijou sua bandeira, reverenciando com esse gesto todas as outras escolas, afoxés, maracatus, blocos de frevo e demais manifestações do carnaval brasileiro.

Ela disse que, com o beijo, expressava reverência e respeito -à velha guarda, à tradição e à resistência- e também às escolas de samba Protegidos da Princesa, Unidos da Coloninha e Consulado do Samba, todas de Florianópolis.

Ideli Salvatti se definiu como uma carnavalesca de primeira hora, visto que, em sua primeira fotografia vestindo uma fantasia, ainda não tinha 8 meses de idade. Numa reflexão sobre a magnitude do carnaval e do samba na construção da brasilidade, da cultura e da identidade nacional, ela leu alguns trechos do livro da pesquisadora Cristiana Tramonti, autora de O Samba Conquista Passagem.

A senadora concordou com a autora no entendimento de que o carnaval é uma vivência cotidiana para o brasileiro, dado que, -em todas as classes sociais, em todos os momentos históricos do ultimo século, anualmente repete-se sempre o rito do carnaval-. Ela também reconheceu que, por ser tão próximo e tão cotidiano, o carnaval faz parte da identidade, da família, da memória, do presente e certamente do futuro do país.



26/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti: Judiciário afronta o Estado brasileiro

FPE e 'royalties' são prioridades, diz Ideli Salvatti

CMO adia votação de convite a Ideli Salvatti

Ideli Salvatti defende mudanças na Lei do Inquilinato

Ideli Salvatti: acordo com o FMI prejudica Mercosul

Ideli Salvatti comemora pavimentação de trecho da BR-282