Idosos terão prioridade na compra de habitações em andar térreo



Com a finalidade de facilitar a vida de cidadãos maiores que 60 anos, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (16) proposta para dar-lhes preferência na aquisição de unidades residenciais térreas, nos programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos.

A medida modifica o Estatuto do Idoso, que já reserva 3% das residências nesses conjuntos para cidadãos de idade superior a 60 anos. A proposta dá a pessoas dessa faixa etária preferência na aquisição de unidades térreas uma vez que a maior parte das edificações financiadas com recursos públicos, destinadas à população de baixa renda, não conta com elevadores, explicou o relator ad-hoc da matéria, senador Paulo Paim (PT-RS).

Em sua justificação, o autor da proposta, o então deputado Tarcísio Zimmermann, argumentou ser dever do poder público criar as condições de acessibilidade necessárias para garantir vida digna aos idosos. Além disso, a medida não afeta a administração dos programas habitacionais porque estabelece "preferência", mas não impõe obrigatoriedades que poderiam prejudicar a concessão de moradias financiadas por recursos públicos, explicou.

O PLC 156/2008 segue para a Secretaria Geral da Mesa para inclusão na pauta de votações do plenário do Senado.



16/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Idosos podem ter preferência para adquirir imóveis em andar térreo

Idosos podem ter prioridade na aquisição de residências localizadas no pavimento térreo

Agricultoras terão prioridade na compra de merenda escolar pelo governo

Prioridade aos idosos poderá ser incluída na Constituição

CAS vota projeto que dá desconto aos idosos na compra de passagens

CAS vota projeto que dá desconto aos idosos na compra de passagens