IGNÁCIO QUER PUNIÇÃO PARA QUEM SE



Projeto apresentado pelo senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES) pretende acabar com um problema que surgiu logo após a vigência do novo Código de Trânsito Brasileiro - a recusa de motoristas de se submeterem a testes para verificar o teor de álcool no organismo. O projeto prevê que a simples recusa submeterá o motorista a infração gravíssima, com multa e retenção do veículo pela polícia.

José Ignácio observa em sua justificação que, apesar da obrigatoriedade prevista no código, existe uma polêmica jurídica sobre o assunto, com alguns criminalistas defendendo que "ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo". Isso implicaria, conforme o senador, dizer que ninguém é obrigado a se submeter ao bafômetro.

- Causa indignação a reação de motoristas que fazem tal recusa, inclusive porque isso leva outras pessoas a adotarem comportamento idêntico - assinala o senador. Com seu projeto, que acrescenta novo artigo ao Código de Trânsito, no mínimo o motorista será punido com infração gravíssima, além de retenção e remoção do veículo.



16/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demóstenes quer punição para quem cometeu crime antes de eleger-se

Humberto Costa quer punição maior para quem desviar recursos do SUS

Carlos Bezerra quer maior punição para quem desvia dinheiro do sistema público de saúde

PROPOSTA DE JOSÉ IGNÁCIO BENEFICIA QUEM TEM EMPREGO TEMPORÁRIO

Quem põe animais para brigar poderá ter punição maior

APROVADA PUNIÇÃO A QUEM FAZ RECURSO PARA ATRASAR JUSTIÇA