Imprevidência é causa de tragédias como a de Angra, diz Maldaner



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) fez em plenário nesta terça-feira (10) um alerta para a falta de prevenção contra tragédias acarretadas por fenômenos naturais. Segundo Maldaner, não há recursos orçamentários para que a Defesa Civil possa atender a população dos locais atingidos por secas e enchentes. Como exemplo, o senador citou a enchente que matou 34 pessoas em Angra dos Reis (RJ) nesta segunda-feira (9).

Maldaner pediu a aprovação de dois projetos de autoria dele que garantem recursos para um fundo de defesa civil nacional. Um deles destina um percentual de todo seguro feito no país para o fundo. O outro projeto permite que pessoas físicas e jurídicas remetam uma parcela do imposto de renda ao mesmo fundo, nos moldes dos programas de incentivo fiscal a projetos culturais. Do total do fundo, um terço ficará para a defesa civil nacional, outro para a dos estados e o último para a dos municípios.

A idéia é que o fundo seja usado pela Defesa Civil sempre que preciso. Hoje, quando há necessidade, o município encaminha pedido ao estado, que encaminha ao governo federal, que libera os valores por medida provisória.

- Somos um país imprevidente. Na hora em que acontece um imprevisto não temos orçamento para atendê-lo. Precisamos ser mais organizados - disse o senador que manifestou pesar pelas vítimas da tragédia ocorrida em Angra dos Reis.



10/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MALDANER: DEFESA CIVIL TEM DE SER APOIADA POR CAUSA DO " EL NIÑO"

João Pedro relata visita de parlamentares às usinas nucleares Angra 1 e Angra 2

Diretor do ONS descarta sabotagem como causa do apagão

Crivella vê exposição à pornografia como causa de desvios comportamentais

Carlos Wilson: sobretaxa culpa população por imprevidência do poder público

Crivella aponta disparidade de renda como causa do aumento da criminalidade no Rio